top of page

Carros alegóricos receberão 12 mil hastes e 20 mil vasos de flores

Desfile acontece na próxima terça-feira(5)

Pelo sétimo ano consecutivo, Holambra, no interior de São Paulo, se beneficia de seu principal produto, as flores, para atrair turistas para o Carnaval. A festa de Carnaval no município – responsável por cerca de 45% do comércio nacional de flores – terá como ponto alto o desfile de carros alegóricos decorados com arranjos florais. A parada acontece na terça-feira, 5 de março, a partir das 14h.

O desfile é um intercâmbio entre o divertido Carnaval brasileiro com a tradição holandesa do Bloemencorso, cortejo de carros que acontece anualmente entre as cidades de Noordwijk e Haarlem.


A concentração acontecerá na Praça dos Pioneiros, e o cortejo seguirá da Alameda Maurício de Nassau até o moinho de vento. Segundo os organizadores, conhecidos como Grupo dos 11, são esperados 10 mil foliões, o que significa um aumento de duas mil pessoas em relação ao público presente em 2018.

A decoração já está sendo feita por dezenas de voluntários, cidadãos de Holambra, sob a coordenação do artista floral Jan Willen, responsável pela Exposição de Arranjos Florais da Expoflora. Devem ser utilizados 12 mil hastes e 20 mil vasos doados pelas cooperativas de Holambra. Alguns dos produtores terão seus próprios carros decorados, como o Grupo de Rosas.


Novidades

A principal novidade da edição de 2019 será a expansão da Parada das Flores que, desta vez, contará com uma escola de samba, além de sete carros alegóricos – no ano passado, foram cinco.

Cerca de 15 blocos também são esperados pelos organizadores. É necessário fazer a inscrição dos blocos no próprio dia do desfile, entre 12h45 e 13h45, no local da concentração. Segundo Geraldo Barendse, membro da Comissão Organizadora, o divertido é não saber o que esperar dos blocos, que sempre trazem temas atuais ou de protesto. “Como não há inscrição antecipada, todo ano é uma surpresa”, comenta. As carretas já estão sendo montadas no Parque da Expoflora, mas as flores - por serem perecíveis - somente serão colocadas na segunda-feira.

19 visualizações0 comentário
bottom of page