top of page

Casco 3D feito para jabuti no Hospital Veterinário de Jaguariúna é destaque na mídia nacional



O caso da jabota (fêmea do jabuti) Maria, que recebeu um novo casco 3D, ganhou destaque nas TVs Globo, SBT e Gazeta. Além de estar entre as notícias mais lidas no G1, também foi publicado pelo site da TV Cultura e A Cidade On. A reportagem da TV Record também gravou com os envolvidos na ação. O material ainda vai ao ar. A prótese é a primeira do mundo a ser feita com auxílio de tomografia computadorizada e impressão 3D. Todo o desenvolvimento foi realizado no Hospital Veterinário da UniFAJ em Jaguariúna.




A história de superação da jabota (fêmea do jabuti) Maria chamou tanto a atenção que ganhou repercussão na mídia nacional. Ela já foi destaque na TV Globo/EPTV, no SBT/VTV e na Gazeta. Também está entre as notícias mais lidas do G1.

O caso do casco 3D inédito, feito com tecnologia avançada na UniFAJ, em Jaguariúna, também conquistou espaço no site da TV Cultura e na Cidade On, pertencente ao Grupo EP, que possui afiliadas à TV Globo.

Além disso, a equipe de reportagem do Domingo Espetacular, principal programa jornalístico da TV Record, realizou a gravação do procedimento de implantação do casco 3D no animal no Hospital Veterinário da UniFAJ. A matéria ainda vai ao ar.



Saiba mais sobre o casco 3D

Após ser vítima de um incêndio e perder seu casco natural, a jabota Maria recebeu um novo feito em impressora 3D, considerado inédito por sua tecnologia avançada.

Na ocasião do incêndio, em novembro, além do casco, o animal também sofreu queimaduras nas patas traseiras e dianteiras, olhos e rabo.

Todo o processo contou com a parceria entre o Grupo UniEduK e o alumni Alex de Alcântara, médico-veterinário formado pela UniFAJ, além do apoio do curso de Medicina Veterinária e Engenharia.

De início, o Dr. Alex utilizou o tomógrafo do Hospital Veterinário da UniFAJ em Jaguariúna. O mesmo equipamento pode ser encontrado no Hospital Veterinário da UniMAX em Indaiatuba.

Num segundo momento, a tomografia computadorizada serviu de base para a impressão do casco em 3D feita no Laboratório de Processos de Fabricação da UniFAJ.

Como casco perdeu toda queratina e já não servia mais para a proteção do animal, a prótese foi feita com materiais biodegradáveis a fim de proporcionar ao animal segurança e bem-estar novamente.

O material se chama ‘PLA’ - ácido polilático. É um plástico biodegradável feito através do amido de milho ou cana-de-açúcar”, contam os envolvidos no processo.

Além da tomografia e a impressão do casco em 3D, a UniFAJ também sediou a cirurgia de implantação do novo casco. O procedimento foi feito pelo Dr. Alex no Hospital Veterinário de Jaguariúna.

O médico-veterinário contou com apoio do professor Geraldo Delgado, do aluno do curso de Medicina Veterinária e técnico do Laboratório de Engenharia da UniFAJ, Vinicius Olivetto Fernandes, entre outros profissionais da instituição.

O animal já está bem, recuperado e adaptado ao novo casco. A jabota deve ser levada para um santuário ecológico.

A cada seis meses, vamos fazer o raio X dela, tomografia e, se necessário, alterar a prótese. A princípio, é só acompanhar o benefício. Hoje ela está muito mais animada, ela se sente protegida, está comendo melhor, querendo passear, uma verdadeira artista”, comentou o profissional em uma de suas entrevistas.


11 visualizações0 comentário
bottom of page