top of page

Chegou a Primavera, a Estação das Flores!


A primavera começa sempre no dia 22 ou 23 de setembro - quando termina o inverno - e acaba em 21 ou 22 de dezembro, dando lugar ao verão




Quem vive no Brasil e em outros países do Hemisfério Sul começa a sentir os efeitos da estação mais bonita do ano. Os dias passam a ficar mais longos e as noites ficam mais curtas. Na primavera, a temperatura fica mais agradável, o ar fica mais úmido que no inverno, brotam novas folhas nas árvores e abrem-se as flores, deixando um clima romântico no ar e uma bela paisagem em jardins, campos e parques. É também o momento de aproveitar a grande quantidade de frutas, legumes e verduras desta época do ano. Até os animais apresentam comportamentos característicos nessa estação. Muitos tendem a acordar do período de hibernação.


É no período da primavera que a união das boas fases do solo, do clima e da temperatura ajudam as flores a brotarem. É quando aparecem os girassóis, orquídeas, hortênsias, rosas, violetas e hibiscos, entre outras. Apesar de ser conhecida como a estação das flores, essa é uma característica da primavera apenas em algumas regiões do planeta. No Brasil, o período de floração das plantas ocorre em diversas épocas, não apenas na primavera, variando de acordo com as espécies.


Essa também é a época de preparação para o verão, quando os frutos amadurecem. Por isso, as plantas precisam ser fecundadas antes, para que os frutos sejam produzidos a tempo. As cores das flores chamam a atenção dos polinizadores e, abelhas, mosquitos e outros insetos, fazem o trabalho de dispersão das sementes nesse período.


Com os cuidados e protocolos que devem ser mantidos, esse momento do ano é ideal e uma ótima oportunidade para entrar em contato com a natureza, conhecer as diferentes árvores, flores e cores que a primavera tem para oferecer.

10 visualizações0 comentário
bottom of page