top of page

Como comemorar o feriado das crianças nesse período de isolamento?


Várias atividades em família ao ar livre e refeições refrescantes são excelentes opções para os pequenos

O Dia das Crianças se aproxima. Vivendo-se em um período de pandemia com escolas fechadas e isolamento domiciliar, o jeito é optar por atividades em família para não deixar o dia especial dos pequenos passar em branco. É uma excelente oportunidade para organizar um piquenique ao ar livre com os filhos e crianças da família. Além de aproveitar o feriado com o cenário mais belo por conta da Primavera, as crianças aproveitam para se divertir e fazer atividades físicas, em contato com a natureza e ainda saboreiam suas comidas favoritas.

Segundo a professora do ensino fundamental Ednara Pereira da Silva, para as crianças, um piquenique é um momento de conhecer lugares novos, respirar ar puro e fugir da rotina, que muitas vezes se limita a era digital. Corda, amarelinha, bambolê, bola, bicicleta, patins, patinete, passa anel e pipa são brincadeiras essenciais para a criançada. “Desenvolve a motricidade, lateralidade, coordenação motora grossa e fina. Além de ensinar a criança desde cedo a esperar a sua vez e ter mais paciência”, explica.

Para ela, a escolha do local também é muito importante. O ideal seria um parque ou lagoa, porém, nessa época de pandemia, o quintal de casa não deixa de ser uma boa opção. A professora indica decorar o local de forma criativa, com bexigas e brinquedos coloridos e separar os jogos mais atrativos para cada faixa etária. “Jogos de tabuleiro, dominó, quebra-cabeça e cartas são ótimas opções para as crianças também, que aprendem a contar, raciocinar e promove a interação entre pais e filhos”, ensina.

Algumas dicas importantes para organização de um piquenique são: olhar a previsão do tempo, separar no dia anterior os itens que levará, tanto para a refeição, quanto para higiene pessoal e brincadeiras. Escolha roupas confortáveis para que se divirtam à vontade. Não esqueça o protetor solar e o repelente. “Não deixe de incluir também uma toalha de mesa grande e uma sacolinha para recolher o seu lixo”, ressalta a professora, para que as crianças possam aprender desde cedo regras de organização e o cuidado com o meio ambiente.

Para a nutricionista Daiane M. Fontana é uma ótima oportunidade para as crianças comerem alimentos mais leves, saudáveis e refrescantes, como frutas, sucos e sanduiches naturais. Uma dica importante é escolher alimentos fáceis de comer com as mãos e que agrade o paladar da criança. Para evitar o desperdício uma saída é separar tudo em porções reduzidas e frutas pequenas. Frutas como banana, maçã, pera, goiaba, mexerica, morango e uva, podem ser levadas inteiras e já lavadas. “Outra forma de servir é fatiá-las e fazer uma salada de frutas, regada de suco de laranja para dar sabor e conservar melhor. Levar uma caixa térmica com gelo é uma ótima ideia para manter a temperatura dos alimentos e das bebidas”, orienta.

Frutas que podem ser levadas em porções menores são melancia, abacaxi, melão, kiwi, manga e mamão. “Dê preferência às frutas da estação, que estão mais saborosas e saudáveis”. Os sanduíches também são ótimos alimentos para se levar a um piquenique. Segundo ela, por serem fáceis de comer, na hora de preparar, pode-se optar por pão de forma e bisnaguinha integral ou pão sírio. “Evite o pão francês, já que ele perde a crocância se não consumido na hora. Use a criatividade na hora da apresentação e faça vários sanduíches com recheios diferentes”.

De acordo com a nutri, presunto, queijo e peito de peru são muito bem-vindos. Evite colocar salame e salsicha. Patês, como os de atum e ricota e frango desfiado, são fáceis de fazer, e muito saborosos. “Em todos os lanches o ideal é incluir verduras e legumes, como alface, rúcula, cenoura ralada e pepino, que vão tornar sua refeição bem mais nutritiva”, garante.

Alguns salgados são fáceis de servir e podem ser saboreados em porções individuais pelas crianças, Prefira sempre os assados, pois, além de mais saudáveis, mantém melhor a consistência que os fritos, uma ótima opção e que agrada a todos é o pão de queijo. “Na hora da sobremesa uma ótima pedida é um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, cookies integrais ou geladinhos batidos com frutas e água ou leite”, indica.

Quanto às bebidas, leve em sua caixa térmica sucos naturais, pois eles são muito refrescantes. Antes de sair de casa, coloque pedras de gelo para mantê-los bem gelados e frescos. “Dê preferência aos sucos de laranja, abacaxi com hortelã e maracujá. Evite o de limão, pois em contato com o sol pode causar queimaduras nos pequenos. Inclua algumas garrafas de água e água de coco, pois com o calor as crianças vão ficar com sede e podem se desidratar”, afirma.

Segundo as duas profissionais, um piquenique será uma experiência diferente e uma forma divertida de comemorar o Dia das Crianças com o “novo jeito de ser” no período de pandemia. Caprichar no cardápio e formular brincadeiras lúdicas são essenciais para a saúde física e mental dos pequenos, além de contribuir com o relacionamento de bem estar e união entre pais e filhos. “A criançada vai aprender brincando, impossível não adorar e tornar o seu dia inesquecível”, finaliza a professora Ednara.

Dálete Minichiello

25 visualizações0 comentário
bottom of page