top of page

Como lidar de forma saudável com a volta ao isolamento social


Diversas cidades do Brasil estão tendo de desistir da flexibilização de medidas de distanciamento devido ao aumento de casos de contágio da covid-19 e o sentimento de frustração pode se tornar até mais presente do que no início da quarentena


Algumas partes do Brasil, como cidades do Paraná, Bahia, Santa Catarina, interior de São Paulo , entre outras, que por terem registrado estabilização no número de casos resolveram flexibilizar o distanciamento e tiveram de voltar atrás, após o aumento no número de casos.



Este “desafrouxamento” de certa forma acaba por trazer outro tipo de emoção à tona na população. Se, no início, quando a pandemia foi declarada pela Organização Mundial de Saúde, o medo e a ansiedade foram os sentimentos predominantes, este voltar atrás no processo de reabertura pode causas frustração.


A frustração é um sentimento de negatividade, afinal é gerado por alguma negativa aplicada em qualquer âmbito da vida e comumente se expressa por meio da agressividade. Tanto é que até os anos 60 a grande maioria dos estudos sobre a frustração investigava sua relação com a resposta de agressão.


Hoje se entende que há caminhos para lidar com a frustração por meio de mecanismos que levem a superação desta, seja no trabalho, seja no âmbito da saúde, ou em outro que campo que afete profundamente a vida desta pessoa.


O entendimento de que existe um fator externo, fora do controle de todos, afinal ainda não há cura para a covid-19, pode ajudar todos a buscar respostas positivas para este momento. Ou seja, por ser uma situação que afeta a coletividade e não apenas o indivíduo, a reação de agressividade tende a ser menor e a superação da agressividade e da frustração, acontece quando o indivíduo enxerga a vida pelo prisma do agradecimento e da gratidão.

Sobre a gratidão, ela não deve estar atrelada apenas a algo extraordinário que possa acontecer na experiência individual. Pelo contrário, pessoas gratas encontram a emoção positiva no seu dia a dia. Não se trata de atingir metas altas, ganhar muito dinheiro, ou viver qualquer transformação avassaladora, trata-se de dar valor a cada pequeno gesto alheio, cada momento de paz e alegria. As emoções positivas são responsáveis por uma boa parcela da melhoria das defesas do organismo, trazendo benefícios diretos para o sistema imunológico.

Flora Victória, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia


23 visualizações0 comentário
bottom of page