top of page

Como sua postura na internet pode afetar sua carreira?

Especialista explica o importante conceito de Capital da Imagem





A pandemia fez aflorar uma nova realidade na vida de parte dos brasileiros: o home office. O trabalho remoto, feito geralmente de casa, com reuniões e encontros virtuais destacou ainda mais a importância da educação virtual. Sabia, por exemplo, que a sua postura nas redes sociais diz muito sobre a sua personalidade? E que os seus chefes estão atentos a isso? Gislaine Westphal, Consultora de Imagem especializada em Psicologia Organizacional explica mais sobre isso e dá dicas de como atuar online.




“O sociólogo francês Pierre Bourdieu, pioneiro na sistematização do conceito e expressão “capital”, relacionou o capital como um sinônimo de poder na maioria não palpável, e mostrou o ser humano tem o capital social, cultural e econômico como uma moeda fundamental em suas mãos”, contextualiza Westphal. A partir daí foi criado o conceito Capital da Imagem que, nas palavras da consultora de imagem, nada mais é do que demostrar no seu visual, nos seus gestos, na postura, na sua personalidade os seus valores, a sua mensagem. “É a imagem pessoal, a maneira que seremos lembrados – positiva ou negativamente”, destaca. Nas redes sociais o capital da imagem é potencializado, na mensagem que a pessoa escolhe.

Segundo a especialista, as redes sociais trazem um pouco de dificuldade de a mensagem ser compreendida. “É você numa tela, um quadradinho, sem o ambiente para que o interlocutor o entenda. A internet tem muitos ruídos e distrações, por isso, é importante que a mensagem que o trabalhador quer passar seja a mais clara e objetiva possível”, completa. Principalmente em reuniões no trabalho, existem algumas dicas e técnicas para você ser compreendido da melhor maneira possível:


1- Repasse o que será dito na reunião

É importante ser claro e objetivo na conversa. Antes da reunião, pense em três tópicos que resumam o projeto que você quer passar. “É um projeto prático ou teórico? Vai ser em quanto tempo? Ele agrega um grupo maior de pessoas ou apenas o meu trabalho?” – Repasse as respostas dessas questões de maneira resumida, mas clara.


2- Utilize artifícios do jornalismo e publicidade

Nas reportagens jornalísticas existe o que chamamos de pirâmide invertida ou lead. Isso significa que algumas informações precisam ser passadas primeiro, pois são as mais importantes. Devem ser respondidas algumas perguntas inicialmente: o que? Quando? Onde? Por quê? e depois outros detalhes. “Essas perguntas facilitam a comunicação e se tiver um corte na conexão a pessoa sabe para onde voltar”, destaca Westphal. Abaixo, confira com mais detalhes como funciona essa pirâmide:





3- Pense nas cores

Para que a mensagem fique clara, use menos artifícios visuais. A roupa precisa ser neutra, com menos estampas e cores vivas. “Se quiser chamar atenção para si e para que está falando, use vermelho, por exemplo. Agora, se a reunião for um pouco mais longa, o ideal seria usar roupas azuis ou verde, para transmitir mais seriedade, conhecimento do assunto”, exemplifica a especialista. “Existem pesquisas que afirmam que a cor azul é a mais apreciada no meio corporativo”, acrescenta.


Legenda: quem chama mais a atenção nessa reunião?


Gislaine ainda evidencia a importância de entender o público-alvo com quem você vai se comunicar: “se não mulheres, não é problema usar rosa, mas se o público for homem, porque não usar algo azul cause identificação?”. Tudo depende da mensagem que você quer transmitir e de que forma vai se conectar melhor com as pessoas que estarão com você.


4- Seja autêntico


A Rede Social só vai potencializar a sua mensagem. Lembre-se que o Capital da Imagem é uma junção da mente, corpo e espírito. “Não dá para tirar essa simbiose e querer passar uma outra mensagem que não é o que você vive”, enfatiza Gislaine.



Para isso, é necessário entender a si mesmo e sempre se perguntar se está sendo harmônico. “Sabendo que o capital é o seu estilo de vida, qual é a mensagem que o a sua imagem está passando?”, finaliza.

Noemi Almeida


19 visualizações0 comentário
bottom of page