top of page

Criança bem alimentada: pão de batata doce

Aproveitando o clima fresco e o céu sem o sol inclemente, nesta semana de alento, depois de tantos dias de calor intenso, a coluna sugere aos leitores, que acendam o forno e perfumem o seu lar, com o cheiro aconchegante e único do pão caseiro se espalhando pela casa. A receita desta semana vem em formato de pura saúde, comprovando que comer bem e atiçar as papilas gustativas, não é necessariamente estar atrelado a gordiçes e gulodices, que normalmente nos cobram um preço alto a longo prazo. O sabor e a satisfação, podem muito bem estar vinculados a uma alimentação saudável, que visa o aprimoramento e a longevidade da nossa saúde e bem-estar.

Caso deste pão de batata doce, com preparo muito rápido e fácil, sabor incrível e textura sedutora. A receita se encaixa na proposta de sugestão de lanche saudável para as crianças levarem para a escola, mas serve também para alegrar e alimentar toda a família! Este pão pode ser conservado sem perder o frescor, por 4 a 5 dias na geladeira e por 3 meses no congelador.

INGREDIENTES: 3 Ovos ½ Xícara de batata-doce cozida 1/2 Xícara de água 1 Colher de sopa de açúcar mascavo 2 Colheres de sopa de azeite de oliva 1 Colher de chá rasa de sal 1 Xícara de aveia em flocos finos 1/2 xícara de polvilho doce 1/2 Xícara de farinha integral 1 Colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo 1/2 Colher de chá rasa de goma xantana

PREPARO: Cozinhe a batata-doce no micro-ondas entre dois pratos, com meio dedo de água, ou cozinhe com a casca até ficar macia. Esmague com um garfo e espere amornar para misturar aos ingredientes molhados. Bata os ovos, a batata-doce, a água, o açúcar, o azeite e o sal no liquidificador até obter uma massa lisa e líquida. Em uma bacia misture a aveia, o polvilho doce, a farinha de arroz integral, o fermento biológico e a goma xantana. Adicione a massa líquida sobre os ingredientes secos e mexa com uma colher de pau ou colher firme. Você vai perceber que após uns instantes a goma xantana começa a agir e deixa a massa mais grossa. Transfira a massa para uma forma de pão untada com óleo, ou azeite e polvilhada com farinha de arroz, ou farinha integral. Leve para um local quentinho da cozinha, eu gosto de colocar dentro do forno micro-ondas desligado junto com 1 xícara de água quente, desta maneira cria um ambiente úmido e abafado, perfeito para a fermentação, já minha mãe costumava cobrir com um pano de prato e deixar um pouco no sol, fica a critério. Você deve deixar crescer até dobrar de volume, eu costumo deixar 1 hora crescendo.

Após 50 minutos de fermentação pré-aqueça o forno à 180º C. Quando o forno estiver aquecido e a massa tiver dobrado de volume, leve o pão de batata doce para assar por aproximadamente 30 a 40 minutos. Quando conseguir encostar na forma sem se queimar desenforme o pão de batata doce. Espere esfriar por completo antes de cortar para que ele não fique abatumado.

RENDIMENTO: 12 Fatias! ACOMPANHAMENTO: Geleias, patês, queijos embutidos, antepastos, etc. DICA: A água pode ser substituída por qualquer leite de sua preferência e o azeite por óleo. NOTA: A goma xantana é encontrada em casas de produtos naturais e é a granel. Custa muito barato e se conserva por bastante tempo, se for guardada na geladeira. Ela dá consistência à massa, mas precisa ser usado com atenção, um pouco a mais pode deixar a massa pesada e abetumar o pão.

Coluna Simples e Sofisticado por Beatriz Regina Nedel Chassot



31 visualizações0 comentário
bottom of page