top of page

Cuidados com a dengue devem ser intensificados nessa época do ano

Com clima quente e a chuva típica dessa época de verão, os cuidados para prevenir a dengue precisam ser redobrados.




A estação mais quente do ano, com altas temperaturas e incidência de chuvas em todo o país, é conhecida pela intensa propagação de vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, Zika e chikungunya.


A densidade natural do Aedes aegypti é maior nessa estação devido ao volume de água das chuvas, que aumenta a oferta de criadouros onde a fêmea pode deixar seus ovos, e as altas temperaturas que aceleram o desenvolvimento do mosquito entre as fases de ovo-larva-adulto. Ao mesmo tempo, em contato com a água, os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos.


Para evitar isso é importante a conscientização da população sobre a prevenção, que depende de medidas efetivas de controle do vetor. Por conta dos cuidados com a pandemia contra a Covid-19 a dengue ficou em segundo plano, mas é hora de retomar as ações de combate dessa doença que causa um impacto socioeconômico muito grande no país. Na Cidade das Flores isso não é diferente e os cuidados devem ser redobrados, uma vez que a maioria dos moradores tem como hábito e prazer cultivar plantas e flores em vasos nas suas residências, escritórios e comércios. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada para impedir possíveis criadouros, não só em vasos de plantas, como em pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. "Manter a limpeza e a higiene de todos os locais (casas, terrenos baldios, canteiros de obras, vias públicas, etc) e evitar a água parada é a melhor forma, por isso é fundamental a participação consciente de toda a população nesse momento", explica a Vigilância Sanitária.


Sobre a Dengue

A dengue é uma doença infecciosa, que pode evoluir para formas graves, acometendo pessoas de todas as idades. É uma doença viral transmitida por mosquitos, que se espalha mais rapidamente e é considerada pela OMS como uma das dez maiores ameaças à saúde global. A doença é transmitida principalmente por mosquitos Aedes aegypti e, em menos casos, por mosquitos Aedes albopictus. É causada por um dos quatro sorotipos de vírus da dengue, cada um podendo provocar dengue febril ou dengue severa. A prevalência de sorotipos individuais varia de acordo com geografias, países, regiões, estações do ano e ao longo do tempo, além de ser imprevisível.


3 visualizações0 comentário
bottom of page