• Da redação

Cuidados necessários para se exercitar nesse calor


Exercícios aumentam a imunidade e ajudam a combater várias doenças


Clima seco e altas temperatura, causam diversas mudanças no corpo, como, por exemplo, a dilatação maior dos vasos sanguíneos. Isso pode levar a queda de pressão, provocando mal estar, sonolência e desânimo.


Apesar de enfrentarmos todos esses problemas com o aumento de temperatura, ainda é necessário manter a rotina de exercícios físicos. Isso porque eles ajudam a trazer maior disposição para o corpo, além de liberar a endorfina (que é o hormônio da felicidade) e anticorpos, que ajudam a combater doenças como o novo corona-vírus. É necessário, porém, tomar alguns cuidados.



A educadora física Sandra Barbosa, que auxilia moradores de todas as idades na região de Holambra, explica que a hidratação é um dos principais fatores durante a atividade física, já que por meio do suor, muitos sais minerais são perdidos. “A ingestão de água é fundamental”, afirma. Para não esquecer de tomar água, o ideal é que cada um leve na bolsa ou nas mãos uma garrafinha, e que a esvazie pelo menos 4 vezes ao dia (duas de manhã e duas à tarde e a noite.



Fazer exercícios ao ar livre é uma boa opção para quem não tem condições de pagar academia. Em Holambra, existem vários espaços à beira de lagos e ruas com árvores fazendo sombra.


Mesmo assim, usar o filtro solar é fundamental, pois ele evita o câncer de pele. “Em dias quentes o horário de treino também pode interferir no seu desempenho, procure se exercitar pela manhã, se possível bem cedinho, ou à noite”, enfatiza a especialista.


Outro conselho que a educadora física dá é se atentar para o tipo de roupas, principalmente ao fazer atividades físicas. “Tecidos mais leves são os adequados, pois eles ajudam a manter a respirabilidade da pele”. Os tênis devem ser confortáveis e adequados para cada tipo de atividade. Dessa forma você aproveitará melhor as caminhadas e ficará menos cansado.


A alimentação não pode ficar de fora, já que alimentos adequados são essenciais para o bom desempenho do treino. “Cada organismo reage de formas diferente, muitas pessoas conseguem treinar em jejum e outras não, e cada objetivo necessita de uma alimentação correta”, explica Sandra. Alimentos de baixo índice glicêmico irão te fornecer energia gradativa durante o treino, evitando a fadiga. Mas cada indivíduo tem um objetivo diferente, por isso é importante ficar atento. A ingestão de frutas frias é uma boa pedida para lanches, além de refrescar o calor.


Seguir esses conselhos ao fazer atividade física no calor pode te ajudar a manter a qualidade de vida e a saúde. Entretanto, para quem tem objetivo como perder peso é de extrema importância manter um acompanhamento com um profissional.


“O treino elaborado de acordo com seu objetivo e sua individualidade biológica pode te trazer resultados rápidos e melhores. O risco de lesão diminui, pois o profissional estará ali ao seu lado para te orientar sobre a correção, proteção e execução dos movimentos”, indica a educadora física.


Uma opção para quem não gosta de ir à academia é entrar em contato com profissionais que trabalhem de forma autônoma, como o personal trainer. Eles têm formação em educação física e condições de realizar um acompanhamento especializado e eficaz. Além dessa tarefa esse profissional tem o papel crucial de promover a motivação, mostrando ao aluno que para alcançar o resultado almejado é preciso manter disciplina e constância nos treinos. Isso porque, segundo Sandra Barbosa, pesquisas na área indicam que durante os primeiros três meses é muito comum as pessoas abandonarem os treinos.


Por fim, é importante realizar uma avaliação física, pois é ela que indica os resultados e o que é preciso melhorar nas atividades que devem ser feitas. “Nessa avaliação, deverá ser levantado o percentual de gordura e o percentual de massa magra, por exemplo. Isso ajuda o profissional a elaborar o treino, se baseado nessas informações”. Para a educadora física Sandra Barbosa, criar um treino é como montar um quebra-cabeças, com variáveis que podem ser ajustadas e criadas conforme os objetivos do aluno. Tudo isso vai tornar a sua atividade física mais completa e te ajudar a manter a saúde mesmo em meio a essa onda de calor.

Noemi Almeida


6 visualizações