• Da redação

Cuidados pessoais devem fazer parte da rotina masculina

Nesse período de estresse emocional, é importante incluir na rotina, pausas para autocuidados físico e o mental



Cuidar de si mesmo é uma ótima maneira de exercitar a autoestima e a autoconfiança.

Mesmo em casa, sem a ajuda de profissionais, é possível se manter bem cuidado e relaxado, saiba como:


- Cabelos: para manter o corte dos cabelos por mais tempo, utilize toda semana uma maquininha ou lâmina no desenho dos acabamentos, mesmo que for tirar pouco, vale pedir ajuda para alguém de casa se precisar. Na hora de lavá-los lembre-se de higienizar corretamente o couro cabeludo e evite o uso de sabonetes, usar shampoo e caso necessário, condicionador tomando cuidado para não entrar em contato com o couro cabeludo. Também é preciso evitar o uso prolongado de bonés e toucas, pois favorece o aparecimento de fungos e pode provocar queda dos cabelos. Caso precise fazer o uso desses acessórios, tenha mais de um para fazer a troca quando achar necessário.

- Barba: se os fios estiverem muito rebeldes, pode passar a máquina no pente mais alto no sentido do crescimento da barba (de cima para baixo) mais superficialmente, e se for o caso pode fazer com uma tesoura também, nesse caso vai penteando a barba e tirando as pontinhas dos fios que ficarem espetados. Os pelos da barba são mais grossos e tendem a ser mais ressecados, vale investir em produtos para hidratação específicos. É muito importante enxaguar bem para não deixar a pele oleosa, e para finalização utilize pomadas, as de efeito matte deixam os fios alinhados sem aquele brilho indesejado;

- Pele: para as mais secas vale investir em produtos com ativos mais hidratantes, além de impedir aquela sensação de pele “repuxando”, pode prevenir o envelhecimento precoce. Já as oleosas precisam de produtos que controlem a oleosidade como ácido salicílico e glicólico. Aproveite esse momento para fazer uma automassagem corporal e aliviar pontos de tensão.

Além de cuidar da aparência física , uma boa fórmula de amenizar o cansaço mental diário é através de recursos da aromoterapia.



O uso do travesseiro aromatizado, é uma boa alternativa para quem tem dificuldade em pegar no sono ou não consegue dormir à noite toda. Eles podem ser feitos à base de ervas como melissa, lavanda, camomila, erva doce, macela, que possuem propriedades relaxantes e aliviam o excesso de estresse, permitindo ter uma noite mais tranquila.

Outra opção é utilizar a bolsa térmica de sementes e ervas aromáticas. Elas são indicadas no alívio de dores musculares promovendo relaxamento. Em caso de compressas quentes, elas podem ser aquecidas em forno convencional ou micro-ondas ou ainda colocadas em geladeira no caso de compressas frias.


Aline Fernanda Teixeira de Souza, docente da área de beleza do Senac Mogi Guaçu

Rosangela Cristina Camaroto da Silva, docente do curso de Aromaterapia

Senac Mogi Guaçu Informações: www.sp.senac.br/mogiguacu


15 visualizações