top of page

Curso de Direito da UniFAJ dá suporte jurídico aos campeonatos municipais de Jaguariúna




Ocorrências que necessitem de julgamento são comuns no mundo do esporte. Mesmo que em menores proporções, essas situações ocorrem também no esporte amador. Essa necessidade motivou a UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) e a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna (SeJEL ) a firmarem uma parceira para solucionar esses casos, que teve início no Amadorzão 2019, iniciado em março desse ano.

A professora da UniFAJ Ana Silvia Marcatto Begalli explica que o curso de Direito tem oferecido suporte jurídico aos campeonatos de futsal e futebol organizados pela secretaria para casos mais complexos que necessitam de julgamento tais como agressões em campo e conflito entre torcidas. “Os julgamentos ocorrem sob minha supervisão. Todas as competições esportivas, mesmo as amadoras ou amistosas, devem prezar pelos valores da lealdade, do respeito e da disciplina. E a parceria visa proporcionar à população de Jaguariúna o melhor entretenimento, pautado pela ética desportiva”, defende a docente.

Dessa forma, toda segunda-feira, após cada rodada dos campeonatos municipais de futebol e futsal, as ocorrências (quando há) mais graves são encaminhadas à professora Ana Silvia Marcatto Begalli, que coloca para avaliação e julgamento dos alunos de Direito do UniFAJ, coordenando e acompanhando as decisões com base no que diz a lei que rege as ocorrências esportivas, no caso, o futebol. “Isso ajuda, e muito, a normatizar o campeonato e evita um desgaste desnecessário entre a SeJEL e os dirigentes dos clubes que participam do Campeonato Municipal de Futebol Amador em Jaguariúna”, declara o secretário Rafael da Silva Blanco, titular da SeJEL.


VESTIBULAR

A UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno. Para se inscrever é só acessar o site www.faj.br. A prova acontece no dia 1º de junho (sábado), às 9h30, no campus II, localizado à Rodovia Doutor Adhemar Pereira de Barros – SP-340, km 127 – no bairro Tanquinho Velho, em Jaguariúna.

A UniFAJ oferece aos candidatos mais de 20 cursos de graduação nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias, distribuídos em cinco campi: uma clínica integrada onde ocorrem as aulas práticas dos cursos da área da saúde; Hospital-Escola Veterinário; Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias (CPAA); Campus 1 e Campus 2, que recebem os demais cursos da Instituição, além da FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra), que é parceira da UniFAJ e única faculdade do Brasil com instalações abertas e aulas 100% práticas.

Todos os cursos possuem no mínimo 50% de aulas práticas desde o início, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. A instituição também é reconhecida com nota máxima (5) pelo MEC em corpo docente, infraestrutura e Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

13 visualizações0 comentário
bottom of page