• Da redação

Departamento Municipal de Saúde passa dicas para quem precisa sair de casa

Em época de coronavírus, também é preciso mudar o hábito ao voltar para casa

Todos já sabem: com a pandemia do coronavírus, é tempo de isolamento social. Mas se for necessário sair de casa - seja para ir ao supermercado ou para ir ao trabalho – é preciso adotar alguns cuidados ao retornar.


O Departamento Municipal de Saúde reforça que o ideal é não sair de casa, optando pelos pedidos online ou por telefone, porém, caso seja necessário ir às compras, a primeira recomendação é ir apenas uma pessoa da família (e que ela não seja do grupo de risco). Quando estiver no estabelecimento, é aconselhado usar álcool 70%, manter distância das demais pessoas (pelo menos um metro), não abraçar e nem beijar e até evitar conversas. “E que seja o mais rápido possível para diminuir o tempo de exposição”, completou o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglesias.


Na hora de pagar, preferir, se possível, o cartão. Se utilizar dinheiro, deve lavar as mãos o mais breve possível.


Ao chegar


Quando retornar para casa são necessários mais cuidados e o primeiro começa logo na entrada: procure deixar o sapato do lado de fora (se for possível) e lave todas as embalagens.


Segundo o departamento, todas as precauções extras, como retirar os sapatos do lado de fora, lavar as roupas em seguida e tomar banho ao voltar são “de grande valia neste momento epidemiológico do país”. “Todos os cuidados referentes ao aumento de frequência na higienização de superfícies, chão e lavagem das mãos são necessários”, reforçou Valmir, ao pontuar a eficiência da água sanitária, bem como de desinfetantes de uso comum doméstico na limpeza de chão. “Para as mãos, usar água e sabão ou preparação alcoólica a 70%”, finalizou.

=

0 visualização