top of page

Detran.SP realiza simulações de resgate e ações educativas na região de Campinas

Ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito e convidam à reflexão sobre importância do comportamento responsável



O resgate de vítimas presas em ferragens em acidentes de trânsito é uma operação complexa, que exige preparo técnico, equipamentos modernos e trabalho coletivo dos bombeiros. Tudo isso visando minimizar os abalos emocionais e traumas físicos provocados por um grave acidente.

Essa operação delicada será simulada em três cidades da região de Campinas durante a Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país. A simulação é uma ação conjunta entre o Detran.SP e o Corpo de Bombeiros com objetivo de sensibilizar o público.

As simulações serão realizadas em Campinas (dia 19, às 10h, no Largo do Rosário); Jundiaí (dia 19, às 10h, na Praça Governador Pedro de Toledo) e Piracicaba (dia 21, às 15h, na avenida Independência, 2512).

Durante 40 minutos, bombeiros utilizarão equipamentos cortantes para retirar uma vítima cenográfica de um carro. Toda a ação poderá ser acompanhada pelo público.

Outras simulações de resgate ocorrerão durante a Semana Nacional de Trânsito na Capital e em cidades do Interior de São Paulo. Haverá simulações em locais como o Parque da Juventude, em São Paulo; o Centro de Guarulhos; a Praça Rui Barbosa, em São José do Rio Preto; a Praça 9 de Julho, em Presidente Prudente; o Shopping Iguatemi, em Sorocaba; a Esplanada do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto; a Praça Saturnino de Brito, em Marília; o Largo do São João, em Avaré; o Passeio da Matriz, em Penápolis; entre outras cidades.

O salvamento veicular é o procedimento usado para localizar, acessar, estabilizar e transportar uma vítima presa no interior de um veículo, usando técnicas de desencarceramento e extração veicular.

Durante as simulações, o Detran.SP vai distribuir material educativo e realizar abordagens com foco na conscientização da população.

Na região também haverá exposição de carros batidos em Itupeva (até o dia 30 de setembro, na rodovia Hermenegildo Tonoli, em frente ao Corpo de Bombeiros) e Vinhedo (até o dia 25 de setembro, no cruzamento das avenidas Independência e Benedito Storani).


Ações na Capital e no Interior

A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito será realizada no dia 18, às 14h, na sede do Detran.SP, com o lançamento de material do MOBA (Programa Mobilidade Ativa) e as palestras “Educação Emocional no Trânsito”, com o professor Rodrigo Ramalho; e “Os Comportamentos Humanos mais Letais no Trânsito e Como Mudar essa Realidade”, com Aly Said Yassine, da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

A abertura será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Detran.SP. Clique aqui para acompanhar: Facebook, Twitter e Youtube.

Durante a semana, o Detran.SP realizará, em parceria com várias instituições, outras ações educativas na Capital e no Interior. No total, serão por volta de 400 atividades em todo o Estado de São Paulo, entre exposições de carros batidos, palestras em empresas e escolas, pedágios educativos, gincanas estudantis, atividades do Clube do Bem-te-vi, distribuição de materiais e simulações com óculos 3D.

Entre os destaques da semana estão blitze em bares na rua Aspicuelta, na Vila Madalena, em São Paulo, e na Vale Music Fest, em São José dos Campos. Com duração de 1h30, as blitze serão realizadas na sexta-feira, dia 20, em São Paulo, e no sábado, dia 21, em São José dos Campos.

Outra ação da Semana de Trânsito será a apresentação de uma peça teatral educativa em escolas municipais e estaduais. A companhia Via Certa Teatral leva para as crianças uma adaptação de “Alice no País das Maravilhas” em que os pequenos espectadores aprendem sobre os perigos da distração e da irresponsabilidade no trânsito e como é possível preservar a segurança por meio de atitudes simples.

A apresentação teatral será realizada em escolas de São Paulo, Guarulhos e Cotia, nos dias 18, 19 e 20.

Também em destaque está um passeio ciclístico realizado em parceria com a empresa Bike Tour São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. Com duração de 1h45, o passeio será realizado no dia 21 de setembro, sábado, às 9h, 11h, 13h e 15h, com saída em frente à biblioteca. Os ciclistas vão percorrer ruas do chamado Centro Novo, com dois monitores e equipamentos de áudio com informações e curiosidades sobre a região.

Sobre a Semana Nacional de Trânsito

Um dos objetivos é mostrar que o trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, convocando-as para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude.

Participe da Semana Nacional de Trânsito usando as hashtags #EuRespeitoaVida #SemanaDetranSP


Respeito à vida

O Governo de São Paulo, por meio do programa Respeito à Vida, promove e apoia mais de mil iniciativas em todo o Estado durante a Semana Nacional do Trânsito. A mobilização inclui ações de fiscalização e educação com foco na condução responsável e na cidadania em ruas e estradas.

Em outra frente, municípios desenvolvem projetos viabilizados por meio de convênios com o Governo do Estado para evitar acidentes e fatalidades. São R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP que já financiam mais de 8.500 intervenções de engenharia e ações de fiscalização e educação para o trânsito.

9 visualizações0 comentário
bottom of page