top of page

Dia do Rei: Festa encanta moradores e turistas com resgate da cultura dos imigrantes holandeses


Foto: Beto Garavello


A Praça do Moinho Povos Unidos ficou lotada no último domingo, dia 30 de abril, para a comemoração do Dia do Rei, uma das mais populares festividades holandesas, que também é realizada anualmente em Holambra. Moradores e turistas participaram do evento, que contou com diversas apresentações culturais como o Grupo de Dança Folclórica Holandesa, a fanfarra de Holambra, a Orquestra de Viola Caipira, os Gaiteiros, o Grupo de Violeiros, entre outros. A programação cultural teve início após a premiação da Corrida do Rei e terminou com uma chuva cor de laranja que encantou os presentes.


A Corrida do Rei, prova de pedestrianismo que chegou à sua nona edição neste ano, reuniu cerca de 500 atletas entre amadores e profissionais. Moradora do Jardim das Tulipas, Michele Helena Angeloni Sobreiro participou da prova pela segunda vez. “Correr em casa sempre é uma emoção maior. Além disso, este ano o percurso está mais plano, o que possibilitou curtir os pontos turísticos durante o percurso”, destacou. Aos 39 anos, ela conquistou o 19º lugar geral e o 2° em sua categoria.


O analista de sistemas Aldo Guzman mora em Holambra há um ano e fez a sua estreia no evento. Ele também elogiou o novo percurso. “Mais rápido, perfeito para quem quer melhorar a performance. O antigo trajeto da lagoa era meio penoso para a maior parte dos corredores”, disse.


O empresário Rodrigo dos Santos veio de Cubatão, litoral de São Paulo, com a esposa e a filha, e se encantou com o que viu. “Gostei da orquestra, do pessoal dançando com tamancos, do ritmo, do prefeito animado e envolvido. Foi muito top. Show mesmo”, disse.


O Dia do Rei faz parte do calendário do município e em 2017 passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado de São Paulo. A data marca, como acontece nos Países Baixos, a celebração de aniversário do rei Willem-Alexander. Este ano, a festa contou com a presença da cônsul-geral dos Países Baixos em São Paulo, Wieneke Vullings, que assumiu o cargo no ano passado. “Parabéns por comemorarem essa data aqui também.


Este é um dia de união e muita diversão. Eu me sinto em casa em Holambra, pois aqui lembra muito a cidade onde nasci. Com certeza eu irei voltar”, disse.


Também estiveram presentes o prefeito Fernando Capato, o vice Miguel Esperança, além de diretores municiais e vereadores. “O Dia do Rei resgata a cultura dos imigrantes que tanto contribuíram para a construção da nossa cidade. Exalta e preserva os costumes trazidos a esta colônia há 75 anos e destaca a união dos povos brasileiro e holandês que, juntos, fazem de Holambra uma grande referência em qualidade de vida para todo o Brasil”, ressaltou o prefeito.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page