top of page

Documentário sobre a imigração holandesa terá três sessões gratuitas em Holambra

O documentário "Mensen: A identidade de uma história", sobre a imigração holandesa em Holambra, estreia para o público neste sábado, dia 18, com uma sessão gratuita, às 19h, no Clube Fazenda Ribeirão.


Outras duas exibições, também gratuitas, serão realizadas no fim de semana seguinte, dias 24 e 25, no Teatro Municipal Franciscus Johannes Eltink. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na secretaria do Clube e no Magazine Alcione.


Resgatar a história da imigração e investigar os caminhos trilhados por holandeses e brasileiros a partir da criação da colônia Holambra na Fazenda Ribeirão, em 1948, é o foco do documentário. Seguindo as histórias dos moradores originais, dos primeiros imigrantes e de seus descendentes, os diretores Alexandre Macedo e Oberdan Martins enveredam por trilhas narrativas que tentam entender como a mescla de hábitos, cultura, culinária, arte e tradições folclóricas desses dois povos resultou numa comunidade única, com uma identidade particular, a cidade de Holambra.


"Mensen significa povo, gente ou pessoas em holandês. E o filme é sobre a formação da identidade de um povo que carrega uma história singular e que vem se transformando nestes últimos 75 anos", explica o idealizador da iniciativa, Alexandre Macedo, ele mesmo descendente de uma família brasileira que habitava o local. "Vindos da Holanda logo após a Segunda Guerra, este filme fala da resiliência dos imigrantes holandeses e como as tradições, o trabalho, o senso de comunidade e a arte se moldam com o tempo e criam algo único".


Alexandre atua há 14 anos na produção de vídeo e foto e desenvolve trabalhos no Brasil e no exterior. Tem experiência nas áreas social, comercial e documental, com trabalhos publicados em revistas internacionais e em algumas das principais publicações brasileiras.


Oberdan Martins trabalha como assistente de produção audiovisual, com experiência no gerenciamento de operações logísticas na fase de pré-produção, planejamento, implantação e gerenciamento de operações logísticas internas e externas em empresas e eventos.

 

Ficha técnica

Mensen – A história de uma identidade (documentário, 2024, 80 minutos)

Produtora: Estúdio Mó

Filme de Alexandre Macedo

Direção: Alexandre Macedo e Oberdan Martins

Produção executiva: Alexandre Macedo

Direção de fotografia e montagem: Alexandre P. Macedo

Colaboração de montagem: Oberdan Martins

Trilha sonora original: André Nicolau de Carvalho

Distribuição: Canal Estúdio Mó

 

48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page