top of page

Dois por um: receitas de páscoa e sexta- feira santa

Simples e sofisticado

SEXTA FEIRA SANTA: “PASTA E CECI” (GRÃO DE BICO)!



INGREDIENTES:

300 gr de Macarrão (tipo Conchiglie, Mezze, Maniche ou outro tipo de massa curta) 500 gr de grão de bico (deixado de molho de véspera) 1 Cenoura picada 1 cebola pequena picada 1 Talo de aipo picado 2 Dentes de alho picados

1 ramo de alecrim

4 colheres de azeite de oliva extra virgem 200 ml polpa de tomate 2 Lts de água filtrada Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto


PREPARO:

Picar cenoura, aipo, cebola e alho em pedaços bem pequenos e refogar, numa panela bem grande, com o azeite e manter fogo baixo por 15 minutos.

Adicionar então o alecrim picado e deixar cozinhar em fogo baixo por 2 minutos. Juntar o grão de bico, a pitada de bicarbonato e misturar bem, cobrir com a água e adicionar a polpa de tomate, sal e pimenta a gosto e deixar ferver em fogo baixo por 45 minutos.

Acrescentar a massa, misturar muito bem e regar com um fio de azeite, mantendo no fogo por mais 10 minutos, tendo o cuidado de mexer por três a quatro vezes, para soltar bem o macarrão, que deve ficar al dente. Prove, acerte o sal e a pimenta caso necessário e sirva num prato fundo, regado com um fio de azeite. Bom apetite!

RENDIMENTO: 6 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Pães, queijos e manteiga!

Para beber: Vinho!

DICA: A pitada de bicarbonato, vai acelerar o cozimento do grão de bico, de maneira que não vai ser necessário utilizar panela de pressão neste preparo. Quando estiver cozinhando leguminosas: grão de bico, feijão, lentilha, ervilha... sempre utilize a água na temperatura ambiente, para não interromper o cozimento. Se só tiver espaguete por casa, quebre em pequenos pedaços! NOTA: Se preferir o prato, mais consistente, no estilo cozido e não de sopa, separe 1/3 do que está na panela para bater no liquidificador até obter um creme fino. Em seguida, junte esse creme ao que ficou na panela, assim se obtém um resultado mais cremoso.  Fica a critério do gosto de cada um!


SOBREMESA DE PÁSCOA: TORTA DE CHOCOLATE COM AMENDOIM!



INGREDIENTES:

4 Ovos

200 Grs. de chocolate em barra

120 Gr de açúcar

120 Grs. de manteiga sem sal

120 de amendoim moído

1 Colher sopa de essência de baunilha, ou 1 saquinho do açúcar

150 Grs. de farinha com fermento

Manteiga para untar

PREPARO:

Ligue o forno em temperatura baixa e unte com manteiga uma forma de fundo removível. Parta o chocolate em uma tigela, junte a manteiga e derreta em banho maria ou no micro-ondas. À parte bata os ovos com o açúcar, a essência, ou o açúcar de baunilha até duplicar de volume. Junte o chocolate derretido a esta mistura e mexa bem, misturando delicadamente. Acrescente então o amendoim moído, a farinha e misture novamente com toda delicadeza. Coloque então na forma já untada e leve ao forno por 15 minutos a 20 minutos, até ficar assada. Aguarde amornar, desenforme e sirva frio, decorado a gosto.


RENDIMENTO: 8 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Chás, café e vinho do Porto!

DICA: Quanto mais tempo bater os ovos mais fofa fica a massa.

Se não tiver farinha com fermento, junte 1 colher de café de fermento em pó à farinha normal. O amendoim pode ser substituído por: amêndoas, avelãs, nozes, castanhas ...

NOTA: Desejo a todos os leitores uma excelente Páscoa, movida pela ressureição da pureza dos bons sentimentos e do amor fraterno!

23 visualizações0 comentário
bottom of page