top of page

"Educação ambiental é fundamental para garantirmos o futuro do planeta", especialista

Diretor da pasta de Meio Ambiente, Nilson Marconato, falou da importância de ações como a visita dos alunos à nascente do Camanducaia


"Educação ambiental é fundamental para garantirmos o futuro do planeta", afirmou o diretor da pasta de Meio Ambiente, Nilson Marconato. Ele, que conduziu os alunos do 8º ano da escola municipal Parque dos Ipês a uma nascente modelo do bairro Camanducaia,

na última sexta-feira (30), comentou da importância desse tipo de ação - aprender sobre boas práticas sustentáveis, reuso, utilização correta da água e destinação do esgoto - para que os estudantes cresçam conhecendo os riscos de nossas ações e a necessidade de preservação do meio ambiente.

A atividade com os alunos foi desenvolvida pelos departamentos municipais de Educação e Meio Ambiente COMDEMA, que escolheram a propriedade devido às benfeitorias realizadas e à mata presente no entorno da nascente. O espaço recebeu há pouco mais de dois anos uma fossa biodigestora instalada por técnicos da Embrapa, além de serviços de terraceamento executados em 2017 através do programa Nascentes de Holambra.

A aluna Moniely de Campos gostou muito de aprender sobre a importância de o esgoto estar separado da nascente e também sobre os prejuízos que são causados à natureza quando eles se misturam. Seu colega Gabriel Fando Fantucci completou: “além de cuidarmos do que temos, precisamos ampliar as matas, plantando árvores em volta das nascentes”.


Melhorias ambientais em Holambra Com 383 propriedades na área rural, o município cumpre determinação do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, o GAEMA, do Ministério Público de Campinas, para executar ações de proteção ao meio ambiente. Desde 2016 desenvolve ações voltadas à substituição das fossas negras. Foram instaladas mais de uma centena de fossas biodigestoras nos últimos anos. A administração inaugurou ainda, no bairro Palmeiras, uma estação rural de tratamento de esgoto beneficiando diretamente mais de 350 pessoas.




27 visualizações0 comentário
bottom of page