top of page

Empreendedorismo, liderança e protagonismo marcam projeto prático dos alunos de Administração


Os estudantes atuaram como gestores de processo, trazendo soluções para o setor hoteleiro


Com o impacto causado pela pandemia, quais são as opções para os empresários na área hoteleira? Os alunos do terceiro semestre de Administração do Grupo UniEduK (UniMAX e UniFAJ) responderam essa pergunta de forma prática, apresentando uma análise do setor hoteleiro e os impactos disso na economia da região. As apresentações, realizadas em duas noites, aconteceram para empresários do setor e uma banca avaliadora, em Jaguariúna (09/06) e Indaiatuba (16/06).


O projeto prático “Análise do Setor Hoteleiro” interligou as disciplinas de Projeto III, Macroeconomia, Estatística e Contabilidade Financeira e Gerencial. O objetivo foi oferecer aos alunos a oportunidade de atuarem como gestores de processo, entendendo as necessidades reais dos empreendedores.


Nessa atividade prática, os alunos foram divididos em grupos, em ambas as unidades, e tiveram contato direto com os hotéis escolhidos. Em Jaguariúna, orientados pelo prof. Rogério Narciso Gomes, da disciplina de Projeto Integrador III, os 39 integrantes apresentaram seis propostas de intervenção, de maneira presencial, no hotel selecionado.

A vivência de estudo de caso real promove dois importantes impactos: no aluno que tem na realidade a vivência da dificuldade da gestão enfrentada pelos empreendedores e gestores, e na empresa, sugestões de melhorias de quem está de fora, olhando sobre um outro prisma os problemas enfrentados, promovendo sugestões de melhorias significativas para os negócios. É sempre desafiador trabalhar com casos reais, vivemos a ‘dor’ do empreendedor na mais pura realidade”, explicou o prof. Rogério.


Em Indaiatuba, os 26 estudantes se dividiram em quatro grupos para atender a três hotéis e uma pousada, orientados pelo professor Valdir de Oliveira, da disciplina Projeto Integrador III. “Fiquei muito contente com o trabalho dos alunos, que realmente foram nas questões principais e identificaram as ‘dores’ do cliente. O meu trabalho é instrumentalizar os alunos não apenas para serem administradores, mas para serem gerentes e fazerem a diferença no mercado de trabalho. E hoje tenho a convicção de que eles têm todas as condições para fazerem a diferença”, disse o docente.


Para a aluna Karina Marcon, da unidade UniFAJ, a experiência foi de grande relevância. “Foi um estudo de caso real e a gente realmente ia trabalhar como administradores. Então foi muito desafiador, mas também foi engrandecedor para nós já no segundo ano da faculdade estar trabalhando com um caso tão grande assim”, declarou.


De acordo com a estudante, esse tipo de atividade prática é fundamental para o aluno se destacar no mercado de trabalho. “O Grupo UniEduK cumpre quando diz que a gente aprende na prática, porque realmente agimos como administradores, colocando o papel da nossa formação em prática. Isso foi extremamente importante e eu agradeço à UniFAJ por essa oportunidade e ao Hotel por nos permitir fazer um projeto tão bom”, pontuou.


A aluna Cláudia Bonfim concorda com a colega de turma. “A questão de termos que sair a campo e buscar as informações, negociar enriqueceu muito mais nosso projeto. Foram realidades diferentes, foi diversificado. Eu acredito que assim foi muito mais rico”, comentou.


O projeto “Análise do Setor Hoteleiro” teve apoio da Escola de Negócios do Grupo UniEduK, que tem como objetivo contribuir com o projeto de vida dos alunos e desenvolver espírito empreendedor, liderança e protagonismo.



15 visualizações0 comentário
bottom of page