top of page

Empresa de Holambra realiza projeto de iniciação cientifica para alunos do município

Crianças desenvolvem habilidades sociais, de pesquisa e pensamento crítico

Noemi Almeida

Educar não é fácil. É por isso que toda a comunidade deve estar envolvida quando o assunto é a educação de nossas crianças. Pensando nisso, a Dessa Consult – empresa de Holambra que realiza consultoria agronômicas – elaborou um projeto de iniciação científica para alunos do município em parceria com a prefeitura. A ação, testada na turma do 4º ano da escola Jardim das Primaveras, deu certo em 2019 e desenvolvendo nas crianças habilidades sociais, de pesquisa e pensamento crítico. A iniciativa começará um novo ciclo em 2020 e precisa de maior envolvimento das empresas e dos moradores de Holambra. Conheça o projeto que mudou a vida de algumas das crianças do município e que pode abrir portas para o futuro da educação.



“Tudo começou quando passei a observar e pensar no comportamento dos meus próprios filhos”, conta Anne-Marie Van Logchem, idealizadora do projeto. “A curiosidade e a vontade de aprender das crianças, numa idade em que elas absorvem tudo são a combinação perfeita para que elas se tornem grandes pesquisadores”, explica a empresária. “E por que não as ajudar nisso?” Foi a partir dessa questão que o projeto começou ser planejado pela equipe da Dessa Consult, a partir das ferramentas de pesquisa como livros, revistas e sites. Apresentado e aprovado pela Educação de Holambra, o projeto teve início em 2019 com o auxílio de voluntários e professores que foram capacitados para aplicar um novo método de ensino, baseado na curiosidade, brincadeiras e comportamento infantil.

A professora Josiane Lanzoni, responsável pelo 4º ano da escola Jardim das Primaveras, relata como foi a experiência com o projeto de iniciação científica e que mudanças que ele trouxe para a turma em 2019: “Foi o meu primeiro ano com a turma no projeto, e lá fizemos várias ações que trabalham a sequência didática no letramento. Introduzimos a interpretação de textos por meio da árvore de livros, trabalhamos a expressão corporal na aula de teatro e demos autonomia aos alunos usando atividades de liderança em grupo”, explica a professora. “Me senti muito feliz porque também pude dar minhas ideias e as colocar em prática”, complementa. De acordo com Josiane esse método de pesquisa que também é adotado nas universidades melhorou muito a produtividade das crianças. “Eu como professora, usei muitas coisas que aprendi também na educação infantil”.

Em depoimento dado à professora os pais dos alunos Emily Souza, Gabriel e Pietro de Oliveira também falaram da evolução das crianças em casa. “Os irmãos do Pietro ficaram surpresos com o enorme trabalho que ele desenvolveu na pesquisa sobre jogos, sem contar que ele melhorou muito na leitura e na escrita”. Josuel Nogueira, pai da aluna Manuela de Wit Nogueira, afirmou: “Dou super apoio para que o projeto continue em 2020, pois notei que a mina filha ficou muito feliz”. Para afirmar o desejo de continuar com os trabalhos em 2020, toda a turma preparou uma carta aberta ao diretor de educação de Holambra, Alexandre Moreira, que foi recebida no dia 3 de dezembro. Ele pôde ver de perto o que os alunos fizeram e o resultado da pesquisa de casa um. “Empresas como a Dessa Consult que são amigas da educação são fundamentais pra desenvolver projetos incríveis como este que fizeram uma transformação com relação a busca de conhecimento, disciplina e qualidade nas atividades”, afirma o diretor de educação. Ele acrescenta que já programou uma reunião para a próxima semana, com o intuito de dar continuidade ao projeto.



Novas parcerias em 2020

A partir das boas experiências do projeto mais empresas se interessaram em ajudar. A Casa Bela é uma delas. O restaurante sediou um encontro no oitavo dia de intervenção dos alunos, que colocaram em pauta o Conhecer Melhor Holambra. Eles fizeram uma visita aos comércios centrais, arrecadaram livros e produziram um mapa da cidade além de um diário de bordo dos lugares em que foram. Neste ano, as crianças já estão se preparando para as novas atividades e já têm em mente o que querem pesquisar:


“Quero ser advogada e gostaria de entender mais do assunto” -Manuela Dewit;

“Vou continuar pesquisando sobre animais, como a girafa” - Raissa Santos Araújo;

“Tenho interesse muito grande de saber como é a vida das focas” – Gabriel Expedito;

“Gosto de ajudar a cuidar de cachorros abandonados. Amo pesquisar sobre esse assunto e isso me faz perder o medo” - Helena Harumi Iizuka;

“Amo ir à biblioteca e fazer diários de bordo” – Pietro de Oliveira;

“Em 2020 quero pesquisar sobre o peixe engolidor negro, um animal que vive na profundeza abissal” – Gabriel Leme Fernandes;

Acho girafas legais e quero entender mais sobre elas” – Gustavo Henrique;

“Amei estudar sobre cachorros e quero continuar aprendendo sobre as raças” – Pablo Miguel da Silva;

“Quero entender sobre os tubarões e as suas mordidas” – Pedro Henrique

“Em 2020 vou pesquisar sobre carros, quero saber como o Gol funciona, que é o carro do meu pai” – Nícolas dos Santos;

“Aprendi que amo fazer boas ações e em 2020 quero me dedicar a campanha de doação de livros” – Yasmim Nunes;

“Quero continuar pesquisando sobre animais pequenos como a centopeia” – Helena Beatriz Santos Silva;

“Neste ano quero fazer mais cartazes e levar nas lojas para a arrecadação de livros” – Mirela Batista dos Santos;

“Quero continuar estudando sobre jogos como o MInecraft” – Sabrina Vitória Chaves;

“Quero estudar sobre cachorros” – Hemily Souza;

“Vou pesquisar mais sobre os dinossauros” – Maria Ariele Alves da Silva;

“Em 2020 quero voltar a me sentir como uma verdadeira cientista” – Juciele Rosa Ribeiro.


“Nós, da Dessa Consult, ficamos felizes com as parcerias, a abertura dada pela prefeitura e com os resultados. Continuamos buscando novos parceiros; empresas que gostariam de abrir suas portas para que os alunos participantes do Projeto de Iniciação Científica possam preparar e executar pesquisas em suas dependências”, comenta Anne-Marie. Na Dessa, por exemplo, as crianças fizeram diagnóstico de saúde de plantas concedidas por produtores da região, apoiadores do projeto. Toda ajuda é bem-vinda. Para saber mais sobre o projeto e se envolver basta ligar para o telefone (19) 99855-9151.

114 visualizações0 comentário
bottom of page