• Da redação

Espaço de Educação Ambiental da Biblioteca Municipal completa dois anos

Iniciativa tem por objetivo contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos mais conscientes


O Espaço de Educação Ambiental instalado nas dependências da Biblioteca Municipal de Holambra completou dois anos de existência na última nesta sexta-feira (27). A iniciativa, fruto de um trabalho multidisciplinar, tem por objetivo contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos mais conscientes.

Inaugurado há cerca de 10 anos, o prédio foi planejado e construído seguindo requisitos ambientais de baixo consumo de energia elétrica - como janelas estrategicamente posicionadas, pisos e paredes claras - e passou a ter adaptações voltadas à redução do consumo de água, como caixa acoplada em vasos sanitários e redutores de vazão nas torneiras. Além disso, o espaço conta com lixeiras de reciclagem, painéis educativos e decoração interna com material reciclado.

“Eu acho uma iniciativa fundamental na formação de seres humanos preocupados, engajados com o meio que a gente vive, com o nosso planeta”, explicou Anna Paula Mainardes, que frequenta semanalmente a Biblioteca com o filho de 9 anos. “As crianças são o futuro. É super importante conseguir formar bons cidadãos com essas iniciativas, esclarecendo de forma consciente e construindo ideias de uma boa relação com a natureza”, falou a artesã.

“A questão ambiental é tratada com seriedade aqui em Holambra”, comenta o diretor municipal de Meio Ambiente, Nilson Marconato. “Este local é uma ferramenta de conscientização da população sobre sustentabilidade”.

A Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes fica na Rua Solidágos, 36, bairro Morada das Flores.

10 visualizações