top of page

Especialista fala de inovação curricular, competências e habilidades a professores da UniFAJ


A inovação curricular foi o tema central da palestra, no sábado, 6 de abril, ministrada pela professora Maria Inês Fini aos professores da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna). O evento foi organizado por meio do programa Foco (Formação Continuada de Docente).

“É um privilégio estar com ela (Maria Inês), e queria abrir para os professores da UniFAJ. Trazer ela faz parte do Foco (Formação Continuada) que é para capacitar os nossos docentes, a gente discute métodos de ensino, avaliação”, comentou a professora Beatriz Passos, gestora de Programas Acadêmicos.

A docente do centro universitário pontou que a UniFAJ está passando por um momento muito importante, pois está dando um passo muito grande em relação à inovação curricular, a um novo modo de ensinar. “É uma perspectiva educacional diferenciada, inovadora, moderna, que a gente tem acreditado muito nisso e vem estudando há muito tempo para fazer essa mudança. O que chamamos de plataforma Educar”, explica. “Este ano todos os nossos curso estão com uma nova organização curricular, que não é baseada nas disciplinas, mas sim na competência que o aluno precisa ter, desenvolver, para aquela formação profissional. A gente quer que o aluno aprenda já tendo um significado para ele”, completou a professora.

A palestrante falou da situação atual do ensino superior no Brasil, de como estruturar o currículo, teorias curriculares. Abordou temas como o PDI da Instituição, competências estruturais, geração digital, o que ensinar, como inovar, responsabilidade social. “A inovação no ensino superior que passa, obrigatoriamente, por uma nova maneira de ensinar e uma nova maneira de avaliar”, disse.

Maria Inês é doutora em educação, pedagoga, professora e pesquisadora de psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento e social, especialista em currículo e avaliação.

Doutora em Ciências - Educação, Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, Especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP, onde atuou de 1972 a 1996, exercendo cargos como docente, pesquisadora e funções administrativas e de representação. De 1996 a 2002 no INEP/MEC, foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências sendo responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA e foi Diretora do PISA no Brasil.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

15 visualizações0 comentário
bottom of page