• Da redação

Estudantes do Parque dos Ipês iniciam atividade de reaproveitamento de óleo de cozinha

Alunos do 6º ao 9° ano da escola municipal Parque dos Ipês iniciaram na última quinta-feira, (22), a produção de sabão ecológico feito a partir de óleo de cozinha já utilizado. A atividade é resultado de parceria entre a Prefeitura o Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental, o CONSAB. Ela foi acompanhada por representantes do consórcio e professores.

Todos os meses a equipe do CONSAB passará pela unidade para recolher o óleo coletado pelos estudantes através de uma bomba com capacidade para até 200 litros. O material será então levado ao Ecoponto do consórcio, que atua como uma pequena fábrica de produção de sabão. Após feita a mistura do óleo e outros ingredientes, o material seca e será devolvido à escola para a distribuição entre os alunos.

De acordo com Dimas Starnini, superintendente CONSAB, um litro de óleo é capaz de contaminar até um milhão de litros de água, o que corresponde a 14 anos do consumo de uma pessoa. “É essencial que a participação da população seja efetiva e que todos compreendam a importância da reutilização do óleo e os perigos advindos de sua destinação inadequada”, explicou.

“Educação ambiental começa nas escolas. Estamos trabalhando fortemente para ensinar nossos alunos sobre reuso, economia e, acima de tudo, sobre amor ao meio ambiente”, comentou o diretor municipal de Educação, Alexandre Moreira.



O CONSAB

O CONSAB atua há 10 anos no fornecimento de soluções conjuntas para gestão de resíduos sólidos, resíduos dos serviços em saúde e manutenção e expansão de parques de iluminação pública. O consórcio é composto por 9 municípios da região, incluindo Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Santo Antonio de Posse, Cordeirópolis, Jaguariúna, Matão e Conchal.

0 visualização