top of page

Exposição de Arranjos Florais homenageia 40 anos de Expoflora e 75 de imigração holandesa



A Exposição de Arranjos Florais e Paisagismo é uma das atrações mais concorridas da Expoflora. Quem já esteve na Festa, em anos anteriores, sabe que é lá onde a criatividade se junta à exuberância das flores, num resultado espetacular de inovação em arranjos e ambientes. Neste ano, o espaço criado pelos artistas florais Jan Willem, Jessica Drost e sua equipe está ainda mais especial, trazendo como tema a homenagem aos 40 anos da Expoflora e 75 anos da imigração holandesa em Holambra.


A exposição é composta por 10 alas em formato de ambientes decorados com vasta variedade de flores e plantas ornamentais, formando um cenário repleto de símbolos culturais típicos, que se unem a elementos contemporâneos e proporcionam uma viagem mágica e sensorial à história da imigração holandesa.


Jan Willem conta que esta edição é especial para ele, que também comemora 40 anos frente à Expoflora. Ele chegou em Holambra em 1981 para levar a sua arte ao evento e desde então está à frente da Exposição de Arranjos Florais e Paisagismo, que dita tendências em decoração, pela qualidade, criatividade e exclusividade dos arranjos, composições e ambientes, e que a cada edição surpreendem os visitantes de todo o país com tamanha beleza e exuberância.


A exposição traz tendências em decoração e arranjos florais, com variedade de cores, tons e tipos de arranjos. São 150 mil hastes de flores, entre quatro mil variedades de flores, como rosas, crisântemos, boca de leão, antúrio, delphinium, entre outras. Centenas de vasos de todos os tamanhos e formatos compõem a ornamentação com antúrios, delphinium, cinerária, violetas, suculentas, orquídeas, alstroemeria, folhagens, além das orquídeas wanda, samambaias, trepadeiras e diversas plantas ornamentais instaladas nas paredes e teto ajudam a completar os ambientes. Conheça abaixo os espaços que compõem a Exposição.

Ambiente 1: 40 edições da Expoflora

Logo na entrada, destaca-se o colorido especial de uma ala que representa as 40 edições da Festa, com um bolo tridimensional de cinco metros de altura, totalmente decorado com plantas delicadas e bexigas. O espaço traz cores alegres e vibrantes, além de flores como hortênsia, rosas, boca-de-leão, em tons de laranja, vermelho e azul. Uma verdadeira festa de gala com arranjos clássicos bastante usados em datas comemorativas, repleta dos tradicionais guarda-chuvas coloridos no teto, tecidos e elementos que representam a cidade de Holambra. Um convite para o público festejar junto com a Expoflora, em grande estilo, o marco conquistado de 40 anos.

Ambiente 2: Anos Dourados

Esse espaço traz muito brilho. A decoração é feita com peças douradas e flores amarelas e de tons variantes, e demonstra o crescimento da Expoflora. É uma alusão ao brilho de uma história que se funde à história de Holambra e sua importância no Brasil e América Latina, como a capital das flores e plantas ornamentais. O ambiente conta ainda com mobiliário clássico em madeira, cadeiras estofadas e mesas. Ambiente 3: Redondo indefinito Espaço em formato redondo repleto de vasinhos com flores vermelhas em espiral e totalmente espelhado proporcionam profundidade e sensação de infinito. Esse ambiente está repleto de bromélias e lavandas, e aponta para a inovação. Em estilo contemporâneo, é um convite para os visitantes fazerem fotos, como se estivessem inseridos num caleidoscópio floral, divertido e colorido. Ambiente 4: Bandeiras holandesas

São três tendas nas cores vermelha, branca e azul, totalmente decoradas com flores e plantas para reproduzir a cor da bandeira holandesa e homenagear a chegada dos imigrantes e a trajetória de conquistas nestes 75 anos de história em Holambra. As casinhas típicas holandesas compõem o cenário em vários formatos, como fachadas cenográficas. O espaço remete à entrada das casas nas vilas holandesas e também hoje em dia na cidade de Holambra, com cercas coloridas, que ganham graça e delicadeza com pequenas flores brancas, amarelas e arranjos em vasos e objetos vistosos.

Ambiente 5: Cidade holandesa É o espaço que traz um pedacinho da Holanda para dentro da exposição com os principais símbolos e elementos da cultura típica reunidos e harmonizado com plantas de um jardim holandês. Nele destaca-se o moinho, que simboliza a força de trabalho, talento e produtividade, símbolo que hoje está presente nos principais pontos turísticos da cidade de Holambra. Neste ambiente, os moinhos estão na parede, como cenário de fundo, e no chão, em cores azul e branca, interagindo com a beleza natural dos arranjos florais. Outro símbolo que dá graça e beleza ao espaço é o casalzinho de holandeses - os Beijoqueiros -, que expressam carinho e afetividade, além das carriolas, utilizadas para acampar. Tudo nas cores azul e branco, envolvidas por diversas flores como antúrios, delphinium, cinerária, violetas, entre outras.

Ambiente 6: 75 anos de imigração Este espaço une a beleza natural das flores e plantas ornamentais a objetos e elementos afetivos que, ao primeiro olhar, já contam a trajetória dos imigrantes, iniciando-se com a partida do país natal e a viagem de navio para o Brasil, com malas e baús antigos, além de fotos em branco e preto que também ajudam a ilustrar a trajetória. Como ponto central, o ambiente conta com a Casinha Pica-Pau, réplica das moradias que os holandeses habitaram quando chegaram ao País, e o cenário é também complementado com detalhes do cotidiano da época como panelas e demais utensílios domésticos, varal com roupas de época e animais, como galinha e a vaca holandesa. Neste ambiente o visitante é estimulado a conhecer mais sobre a cultura e convidado a visitar o Museu Histórico-cultural de Holambra.

Ambiente 7: Lançamentos da Expoflora 2023 Este espaço é bastante esperado pelos paisagistas. Ele traz arranjos com as flores e plantas que estão sendo lançadas no mercado e apresentadas com exclusividade na 40ª Expoflora, em composições criativas, coloridas e exuberantes. Um exemplo em destaque é a alstroemeria de vaso. Nas cores rosa, branca, vermelha, laranja e lilás, elas têm alta durabilidade. Antes comercializadas como flor de corte, para composição de ramalhetes e arranjos, ela está sendo lançada em vasos para garantir beleza por maior tempo. Outro exemplo são as variedades em rosas, que estão surpreendendo em novos tons, como a Rosa Skyfire, que possui uma combinação de cores perfeita em amarelo com as pontas das pétalas laranja, e a Rosa Sophia Loren, que traz delicadeza e perfume em tons rosa-claro. Ambiente 8 – Azul e Laranja, uma homenagem à Holanda

Esse ambiente une duas cores que representam a Holanda, o azul da bandeira, e o laranja que representa a homenagem à família real holandesa. Com tons intensos, o espaço enche os olhos com a combinação harmônica entre flores de diversas variedades como crisântemos, rosas, violetas e plantas ornamentais.

Ambiente 9 – Cidade em Festa Uma minicidade, cheia de cores, flores, plantas, elementos e símbolos da cultura, homenageia a amizade entre os povos holandeses e brasileiros e a importância desta união para a formação de Holambra. Cada canto é repleto de detalhes, flores, objetos. O visitante vai se surpreender ao olhar para cima e se deparar com o teto repleto de orquídeas Wanda penduradas como móbiles, folhagens e trepadeiras. Há destaques ainda para outros lançamentos em plantas como variedades de alocacias e pachira aquática, conhecida popularmente como “árvore do dinheiro”, que trazem mais inovação ao ambiente.

Ambiente 10 – Fundo do Mar Neste ambiente o público vai se sentir submerso no mar. Vai entrar embaixo da água, num cenário azul profundo, com peixes, águas-vivas, caranguejos, polvos e plantas que flutuam pelo cenário aquático. Nele, destacam-se os corais produzidos por dezenas de pequenos vasos de suculentas, iluminados e envolvidos num azul intenso. Um local que proporciona a interação perfeita do mar com a natureza terrestre e a beleza das flores e plantas ornamentais. O ambiente é composto ainda por grande variedade de orquídeas e bromélias, trazidos pela Ecoflora. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Expoflora)

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page