top of page

Fórum de Educação da RMC em Holambra tem público de 5,7 mil

Com o tema de “Qualidade, equidade e inclusão”, aconteceu entre os dias 3 e 5 de outubro, no Espaço de Exposições da Expoflora, o 11° Fórum Internacional de Educação – Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento foi realizado pela primeira vez em Holambra, e contou com a participação de profissionais da área de educação de 20 cidades da RMC e 12 diretorias de ensino da região. De acordo com a organização, passaram pelo evento 5.700 pessoas.

O objetivo do encontro, realizado a cada ano numa das cidades que compõem a região, é buscar o aprimoramento do ensino na RMC e também promover uma socialização entre os educadores e profissionais do setor, por meio de reflexões, troca de pontos de vistas e de realidades dos participantes.


As apresentações ficaram por conta de 12 palestrantes da área, entre eles Herbert Lima, secretário de Educação do município de Sobral (CE), cidade que vem se destacando em nível nacional pela qualidade da sua educação pública, e o historiador, professor e colunista do jornal “O Estado de São Paulo” Leandro Karnal. Na grade de palestras, foram abordados ainda temas como violência nas escolas, educação especial, garantia do direito de aprendizagem, inclusão escolar e desafios da educação infantil, entre outros.


Para a diretora de escola Tatiane Portieri, da cidade de Porto Feliz, o encontro contribuiu para melhorar a rotina e o aprendizado escolar. “Trouxemos os profissionais de gestão de nossa escola, para que possam agregar mais conhecimento e levar posteriormente esse conteúdo para a nossa equipe escolar, melhorando a nossa rotina de trabalho”, comentou.

Já os professores Carlos Germano e Odirley Topan, da cidade de Campinas, ressaltaram que o convívio com outras realidades no evento é importante para criar novos debates e formas de pensamento. “Essa socialização com professores de outras cidades e escolas acaba gerando novas ideias para nós”.


Adriana Tavares, professora da escola Maria José Moreira Van Ham, em Holambra, avaliou a iniciativa como uma excelente oportunidade de capacitação profissional. “A gente, mesmo com muito tempo de profissão, precisa sempre refletir nossas práticas, sair do comodismo e enxergar as situações de uma maneira diferente”, pontuou. “Fiquei muito feliz de acompanhar, ao vivo, palestrantes e educadores que admiro e ver que meu trabalho está no caminho certo”.


Para a diretora municipal de Educação de Holambra e coordenadora da Câmara Temática da RMC, Claudicir Picolo, o evento correspondeu às expectativas. “Foram três dias de muito aprendizado, debates importantes e compartilhamento de experiências educacionais na RMC. Estou certa de que esta iniciativa terá um reflexo importante nas salas de aula e irá contribuir de forma extremamente positiva para um ensino de ainda mais qualidade em todas as cidades da região.”


“O Fórum representou oportunidade. Um momento fora das unidades escolares para arejar ideias, atualizar conceitos e discutir ferramentas de fortalecimento da educação em nossas cidades”, destacou o prefeito Fernando Capato. “Temos uma expectativa grande de que esse encontro contribua ativamente para melhorar a experiência em sala de aula em toda a nossa região”.


46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page