top of page

FAAGROH representará o Estado de São Paulo no Ensaio Brasileiro Girassol


Localizada em Holambra, a unidade do Grupo UniEduK foi escolhida no âmbito estadual para realizar o plantio da espécie, devido ao seu destaque em nível de pesquisa



O melhor local para o plantio de girassol no Brasil será definido com a participação de instituições de ensino de vários estados brasileiros. Em São Paulo, a representante escolhida foi a Faagroh - Faculdade de Agronegócios de Holambra, unidade do Grupo UniEduK. Com isso, a instituição garantirá a contribuição paulista no Ensaio Nacional de Girassol de corte ornamental, que tem como objetivo avaliar a adaptabilidade de cada cultivo nas diferentes regiões e definir ciclos produtivos, além de outros detalhes.



“Julgamos essa pesquisa de grande relevância para o desenvolvimento (e ampliação) do agronegócios. A Faagroh tem todo espaço físico, corpo técnico (docentes pesquisadores) e alunos que poderão compor essa equipe e, assim, ampliarmos as linhas de pesquisa. Ou seja, nós fomos selecionados, entre tantas outras faculdades de Agronomia, justamente pelo destaque com outras pesquisas que já fizemos”, explicou o diretor da unidade, prof. Geraldo Eysink.




De acordo com o professor Geraldo, alguns alunos irão participar do Ensaio relacionando a experiência a diversas competências como Desenvolvimento de Plantas e Estatística, entre outras, que serão estabelecidas após a definição da metodologia a ser seguida, com os demais Estados. “Nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática as teorias que compõem a grade curricular de cada curso, e ainda podem desenvolver habilidades voltadas à pesquisa, com a possibilidade de se tornar um negócio lucrativo depois da participação direta deles, no que diz respeito aos testes de flores”, analisa.


O convite para o Ensaio partiu do coordenador do projeto, Maurício Torres, dentro da parceria com a Equipe Phenoglad e as empresas italianas Mansuino Breeding Emotions e Farao Seeds. Esse mesmo parceiro do Grupo UniEduK já viabilizou outras iniciativas aos alunos, como excursões técnicas da Faagroh para Colômbia.


As sementes de girassol, já desenvolvidas, virão da Espanha. Todas as instituições farão o plantio padronizado, cada uma em seu local, no mesmo dia e horário. A proposta é ter um comparativo para saber qual o solo ideal para a produção e venda em grande escala da espécie. A metodologia a ser seguida, assim como outros detalhes de plantio e colheita, ainda serão definidos, mas devem acontecer ainda este ano.



27 visualizações0 comentário
bottom of page