top of page

FEITA EM CASA: PIZZA DA ELISA!

Simples e sofisticado

Já se passaram quase 20 anos desde que deixei a região sul e me estabeleci “de mala e cuia”, como se diz na minha terra, na região Sudeste, mais precisamente na cidade de Holambra, cujos encantos e belezas, todos leitores tão bem conhecem.

Como o Brasil é um território muito amplo e composto por vários estados e regiões, todas estas caracterizadas por forte acento cultural e diversidades distintas, todas muito ricas, nos mais variados aspectos, me considero uma pessoa privilegiada, apesar de todos os pesares, por ter nascido em solo brasileiro.

Logo que aportei na região sudeste, entre as tantas novidades com que me confrontei, uma me chamou particularmente a atenção: a veneração que os paulistas têm com a pizza, que segundo reza a lenda, chega a ser até maior que na Itália, país onde a receita foi criada. Comenta se também que as pizzas feitas e consumidas no estado de São Paulo, são tão especializadas e saborosas, que superam as da Itália.

A receita desta semana propõe tirar o leitor, da zona de conforto da pizza entregue na porta de casa e sugere colocar a mão na massa, para comer uma pizza “divina”, saborosa e crocante preparada no próprio lar e envolvendo toda família. Um regresso nostálgico a essência do preparo.

Paradoxalmente a receita desta massa saborosa vem da região sul do Brasil, mais especificamente da minha querida cunhada Elisa, que há duas semanas atrás, durante uma passagem minha pela terra natal, preparou um jantar familiar e regalou a todos com sua deliciosa pizza.

Para encorajar os incautos friso aqui, que minha cunhada Elisa, nunca foi muito dada aos preparos culinários e supunha inclusive não ter o talento necessário para isto, mas desde que começou a preparar esta pizza, sua visão mudou e hoje ela se aventura com desenvoltura em outros preparos gastronômicos.

Divido hoje com meus leitores, uma receita familiar deliciosa, com preparo descomplicado e acessível a todos!


INGREDIENTES:

1 ½ Xícara de farinha de trigo

1 ½ Xícara de farinha integral

6 Colheres sopa bem cheias de azeite

1 Sache de fermento biológico diluído em 1 xícara de leite morno


PREPARO:

Junte todos os ingredientes e amasse até ficar elástico e soltar das mãos.

Coloque a massa em uma bacia cubra com um pano, ou papel filme e deixe descansar por 1 hora. A massa irá dobrar de volume.

Enfarinhe uma superfície e estique a massa bem fina.

Coloque na forma para assar, não é necessário untar, dobre um pouco as bordas, cubra finamente, ou lambuze com molho apenas de tomate (dica da pizzaiolo Elisa, para não encharcar a massa e prejudicar a crocância), distribua os recheios de sua preferência: queijos, frios, legumes... Leve então para assar em forno médio que já deve estar preaquecido, por 20 a 30 minutos, até a pizza ficar assada, isto vai depender muito de cada forno. Bom apetite!

RENDIMENTO: 2 Pizzas grandes e 1 média!

ACOMPANHAMENTO: Cerveja bem gelada, ou vinho!

DICA: Usar uma farinha de qualidade fará muita diferença no sabor e na textura da massa. Existem no mercado farinhas italianas específicas para o preparo de pizza.

NOTA: Os pizzaiolos profissionais tem seus segredos ao preparem as pizzas, mas um destes é consenso geral: a influência do tempo, ou seja, a temperatura seca e sem umidade do outono é perfeita para um preparo de sucesso da massa caseira. Mãos na massa!

35 visualizações0 comentário
bottom of page