top of page

Fernando Capato: após desafio da pandemia, Holambra chega aos 31 anos pronta pra avançar




Na semana em que Holambra completa 31 anos de emancipação político-administrativa, o prefeito Fernando Capato falou ao Jornal da Cidade sobre a trajetória da cidade, os desafios dos primeiros anos de mandato diante do enfrentamento à pandemia e, em especial, sobre as conquistas e as perspectivas do município para o próximo ano. Eleito com 66,34% dos votos válidos após quatro anos exercendo a função de vice-prefeito, Capato lista nesta entrevista obras e projetos que estão em andamento e de suas expectativas para o que está por vir. Confira o bate-papo na íntegra, pergunta a pergunta:


Passados 31 anos desde a emancipação, que avaliação você faz dos caminhos trilhados por Holambra até aqui?


Somos uma cidade privilegiada. Conseguimos, ao longo de pouco mais de três décadas de independência administrativa, preservar a essência do trabalho, do cooperativismo, da resiliência diante das dificuldades e da consciência de que precisamos continuar fazendo de Holambra um lugar especial, diferenciado. Isso nos permite comemorar, de fato, mais um aniversário. Afinal, quando avançamos na direção correta, o tempo joga a nosso favor. E não contra. Tenho muito orgulho de ser um filho desta cidade. De ter crescido aqui, feito amizades, constituído família e construído meu lar. Por essa razão, me sinto muito abençoado pela oportunidade de estar prefeito e de, quem sabe, deixar a minha contribuição para que sigamos uma referência de município que deu certo.


Você assumiu o mandato em um dos momentos mais críticos da pandemia. Caminha, agora, para o início da segunda metade do governo. O que destaca do trabalho realizado nesse período?


Não esperávamos um início de gestão tão cheio de desafios. O avanço rápido da pandemia no começo do ano passado exigiu de todos muito trabalho, muito cuidado, muita dedicação. Procuramos fazer em Holambra uma gestão equilibrada da crise. E acredito que isso nos ajudou a sairmos mais rápido e mais fortes, com menos perdas. Mesmo com essa dificuldade, procuramos agir nas mais diferentes áreas para cumprir o nosso programa. Conquistamos investimentos importantes junto ao Estado, iniciamos obras históricas e há muito tempo aguardadas como a escola de ensino fundamental do Imigrantes, a primeira em 20 anos, e também o primeiro Centro Dia do Idoso, às margens da estrada que liga o Centro à divisa de Jaguariúna, passando pelo Camanducaia. Essa pista, aliás, nós recapeamos por completo e levamos asfalto ao trecho final, na chegada ao município vizinho. Levamos asfalto ao Borda da Mata, ampliação a escolas e creches da zona rural e também ao Imigrantes, renovamos a frota de ambulâncias com quatro veículos, sendo uma UTI Móvel, para a saúde, promovemos mutirões para reduzir fortemente a fila de espera por exames, tão castigada pela pandemia. Criamos programas importantes como o Primeiros Olhares, que levou óculos de grau ao rosto de alunos da rede municipal que tinham dificuldade para enxergar. E inauguramos a primeira clínica veterinária pública da nossa cidade, o Meu Pet, no Groot. Tem muita coisa boa acontecendo. Muitas obras importantes em andamento ou com recurso assegurado.


Holambra chega aos 31 com melhores ou piores perspectivas do que chegou aos 30?


Sem dúvidas. Me lembro de ter ficado muito emocionado com a comemoração dos 30 anos de Holambra. Fizemos uma chuva de pétalas no Paço Municipal no dia 27 de outubro, como faremos novamente esse ano. E, naquele momento, senti o alívio de estarmos começando a vencer a pandemia. Começando a nos reencontrar com as pessoas. A retomar as nossas vidas. Tinha muita esperança e otimismo ali. Agora, um ano mais tarde, iniciamos um novo ciclo para a cidade mais seguros. Com a rotina de volta às ruas. Com obras acontecendo, projetos em andamento. Além dos investimentos que já mencionei, estamos avançando com a construção do Bolsão de Estacionamento na região central, com a revitalização e restauração da Praça dos Pioneiros, com melhorias nas unidades de ensino que irão proporcionar modernização e mais tecnologia em favor do aprendizado. Chegamos aos 30 nos recuperando de um período muito difícil. Agora, aos 31, prontos para avançar. Sempre com muito trabalho. Muita vontade de acertar e de fazer o que precisa ser feito.


Quais são os planos e prioridades para esse próximo ano?


Como disse, colocamos muitas obras e projetos em andamento nesse último ano. Trataremos com prioridade a recuperação do tempo perdido na área da educação, em função da pandemia. Os investimentos para preservar o alto nível do nosso sistema público de saúde, sobretudo na atenção básica, que é tão fundamental. E também na segurança. Vamos concluir obras iniciadas nos primeiros anos de mandato. E estreitar o relacionamento do município com a nova gestão do Governo do Estado para que possamos colocar em prática os convênios já firmados e garantir recursos financeiros e melhorias que nos ajudem a melhorar a vida das pessoas. É esse, afinal, o nosso grande propósito. Cuidar da cidade e trabalhar para que todo holambrense tenha mais qualidade de vida, dignidade e oportunidade para aprender, trabalhar e empreender. Para viver bem.

26 visualizações0 comentário
bottom of page