top of page

Fernando Fiori assume chefia de gabinete da Secretaria Estadual de Habitação

Ex prefeito Fernando Fiori de Godoy, falou que Holambra está sendo representada no Governo do Estado.



O ex-prefeito de Holambra Fernando Fiori de Godoy assumiu no fim do mês passado a chefia de gabinete da Secretaria Estadual de Habitação. Desde o início do ano, ele vinha ocupando a função de assessor parlamentar na pasta.



(Fernando assumiu chefia de gabinete no fim do mês passado)


Conforme contou o ex-prefeito, o convite para fazer parte do primeiro escalão da Secretaria é o somatório de um novo aprendizado e reconhecimento pelos dois mandatos na prefeitura de Holambra – entre 2013 e 2020. A nomeação de Fernando foi publicada no dia 23 de março de 2021 no Diário Oficial do Governo.


(Fernando em reunião com prefeito de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, presidente da Aprecesp)


Segundo ele, os convites para integrar o Governo do Estado começaram no fim de sua administração municipal. “Cheguei a conversar com Vinicius Lummertz (Secretário Estadual de Turismo) e Marco Vinholi (Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional) para fazer parte de uma destas pastas. Porém, acabei aceitando a proposta para compor a equipe de Habitação, que tem à frente Flávio Amary”.


No fim de janeiro deste ano, Fernando começou a atuar na Secretaria como assessor parlamentar e, agora, com um cargo de maior peso político, pois acompanhará direto o fluxo das demandas que chegam ao órgão. Ele salientou o privilégio e o reconhecimento de ocupar o cargo, porque poucos ex-prefeitos são indicados às chefias de gabinetes.


O novo chefe de gabinete comentou que levará à Secretaria, a experiência de quem sentiu na pele as dificuldades de administrar um município pequeno. “Acredito que poderei auxiliar os prefeitos que enfrentam a mesma realidade com que tive que lidar, ou seja, muitos desafios e poucos recursos. Considero que serei uma ponte entre os chefes das Administrações Municipais, principalmente de cidades de pequeno porte e o Governo do Estado”.


Ao mesmo tempo, Fernando assegurou que no órgão terá a oportunidade de aprendizado, pois estará do outro lado, de quem recebe as solicitações dos municípios. “Chego a um momento desafiador, porque a pandemia causada pelo Covid-19 aumentou os problemas de moradias. Muitas pessoas perderam o emprego e, sem condições de pagar aluguel, foram morar nas ruas. Outras, pelo mesmo motivo, não conseguiram quitar as parcelas dos financiamentos dos programas sociais”, analisou.


Juntando a isso, Fernando disse que o agravamento da crise econômica se reflete diretamente na arrecadação do Estado. “Por isso, trouxe para Secretaria o lema que usava na Prefeitura: ‘fazer mais com menos’”, salientou.


Projetos

O ex-prefeito teve que se adaptar rapidamente ao novo cargo, pois assumiu-o em menos de um mês após deixar a Prefeitura de Holambra. Ele já apresenta projetos, da Secretaria, para atender a RMC.

Uma das propostas é o ‘Programa Nossa Casa’, que terá como contemplada, Jaguariúna. “Na próxima quinta-feira devo me reunir com representantes do município, pois pretendemos construir 312 casas”, adiantou.


Nesse programa inovador, as prefeituras fazem a oferta dos terrenos e, por meio de licitação pública, será definida a empresa privada responsável por desenvolver o empreendimento. As vencedoras da disputa construirão as unidades habitacionais e destinarão parte delas a preço social, ou seja, com valor bem reduzido em relação ao preço normal. O restante das casas será comercializado pela empresa a preço de mercado.


Uma outra proposta encabeçada pelo novo chefe de gabinete é o projeto piloto de casas pré-moldadas, que serão construídas em 120 dias. “Conseguimos 31 lotes em Mogi Guaçu para desenvolver essa iniciativa”, contou.


Fernando ainda comentou que tem auxiliado em outras ações da Secretaria junto aos municípios, como as da CDHU – carro chefe do órgão. “Temos discutido a implantação de vários programas, como o Vida Longa (conjunto habitacional para idosos), com a Prefeitura de Rio Claro. O grande desafio do governo é fazer casas de qualidade a um custo baixo, sem juros e encargos, para atender a demanda de famílias de baixa renda”.


Holambra representada

Fernando falou que Holambra está sendo representada no Governo do Estado. “Ao longo de oito anos trabalhamos bastante e, junto com uma equipe competente, conseguimos projetar a cidade”.


Durante o mandato como prefeito, Fernando foi presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), da Associação das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo (Aprecesp) e de consórcios, como o CONSAB (Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental). Nesse período, ele conseguiu estreitar o relacionamento com o Governador, João Dória, e seu vice, Rodrigo Garcia, além de Geraldo Alckmin, ex-governador do Estado.

Esdras Domingos


267 visualizações0 comentário
bottom of page