top of page

Frente fria pode trazer fumaça do Pantanal para São Paulo




A chegada de uma frente fria no litoral de São Paulo pode trazer parte da fumaça do Pantanal para o Estado. De acordo com informações do Climatempo, a fumaça deve encobrir São Paulo nos próximos dias.


Em alguns pontos do Estado de São Paulo, segundo o Climatempo, focos de incêndio já provocam fumaça. Em 2020, as queimadas no Estado registraram alta de 106% com uma aceleração no mês de setembro, de acordo com informações do Inpe.


A empresa explica que a frente fria vem do Mato Grosso do Sul e deve provocar o efeito de sol alaranjado. "O aumento da cobertura de fumaça vai favorecer a maior interação do material particulado com a luz do sol, aumentando as chances de termos aqueles tons alaranjados, avermelhados, no pôr do sol". Há chance do efeito de sol alaranjado ficar ainda menos perceptível já que a previsão é de chuva para o fim de semana.


Risco de chuva negra

O Climatempo não descarta a chance de chuva negra, a mesma relatada por moradores do Rio Grande do Sul. Segundo especialistas, a água de coloração escura pode ser resultado das queimadas que atingem o Pantanal.


A chuva negra depende da quantidade de fumaça transportada para São Paulo. Há também possibilidade do fenômeno se repetir no Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e região centro-sul de Minas Gerais.

Fonte: Climatempo


18 visualizações0 comentário
bottom of page