• Da redação

Garantir a limpeza e higienização da cozinha é fundamental para a saúde da sua família






Já são algumas semanas consecutivas de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Quem pode e consegue trabalhar de forma remota, deve ficar em casa, até que tudo isso passe. E se a recomendação é não sair, o normal é que a demanda de organização e limpeza da casa aumentem, principalmente em se tratando da cozinha, que naturalmente já dá mais trabalho que outros cômodos, por ser o local que armazenamos, lavamos e preparamos os alimentos.


Algumas providências podem ser adotadas para facilitar a execução das tarefas de limpeza e higiene da cozinha:


Separar talheres, pratos, refratários e panelas torna a lavagem das peças mais fácil, além de economizar água. Siga essa ordem e deixe as panelas de molho, enquanto lava os demais. Seque e guarde toda a louça e mantenha os armários organizados. Deixar os itens que usa com mais frequência mais acessíveis e os que são pouco usados em locais mais altos nos armários.


A pia é um dos locais que mais acumulam bactérias e resíduos de alimentos. Por isso merece máxima atenção e deve ser limpa a cada louça lavada: misture água morna com detergente neutro, esfregando por toda a superfície e certifique-se de que não há mais restos de alimentos. Para desinfetá-la, use um pano limpo embebido em vinagre e depois enxague com água morna. Embora uma prática comum nos lares brasileiros, não devemos deixar um cesto de lixo em cima da pia.


Evitar frituras é bom para a saúde e poupa um grande trabalho na hora de limpar o fogão. O ideal é que, após cada refeição preparada, ele seja limpo, com um pano ou a parte macia da esponja e um desengordurante. As chapas de alumínio podem ficar de molho em uma solução de meia xícara de chá de vinagre aquecido e uma colher de chá de sal, por cerca de 30 minutos. Depois é só esfregar com uma esponja, ou palha de aço.

O recomendado é limpar a geladeira a cada quinze dias. É importante verificar sempre a validade dos alimentos e guardá-los em potes preferencialmente herméticos. Não é indicado utilizar produtos químicos com cheiro forte, por isso, uma solução de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio diluídos em água morna é suficiente para limpar as prateleiras e demais compartimentos internos.


Para desinfetar o piso a melhor opção é sempre solução de água sanitária em água. Mas também podemos utilizar desengordurantes, principalmente em locais com respingo de óleo ou alimentos.


O uso de esponjas, deve ser específico para cada função, como lavar louças, limpar o fogão, chapas de alumínio; após o uso, é recomendado submergir as esponjas em água fervente, esperar esfriar, retirar o excesso de água e guardá-las em local seco e arejado. Elas devem ser trocadas a cada semana.

29 visualizações