• Da redação

Gostosuras ou travessuras: bolinhos de laranja!




Coluna Simples e sofisticado

Neste sábado comemora-se o dia de Finados e em Holambra muita gente aproveita o feriado para descansar, pois normalmente o período que precede esta data é de muito trabalho, pois muitas flores saem daqui para homenagear os entes queridos que já partiram e enfeitar os cemitérios em todos os cantos do país.

Fico reflexionando se num futuro próximo este costume antigo e de cunho religioso, que data do século II, ainda se manterá forte, pois vivemos numa era de tamanha ansiedade, onde se observa muitas transformações na condução dos relacionamentos humanos, com enorme falta de atençãopara as pessoas que ainda estão vivase muitos afetos próximos acabam sendo substituídos pela frieza das telas de celulares e afins.

Convivo de maneira muito saudável com as pessoas que foram importantes e pela inexorabilidade da vida já não fazem mais parte do nosso convívio: cultuo seus exemplos, seus afetos e transmito seu legado para os novos que chegam, para que a memória não se perca e sua passagem não tenha sido em branco e, de maneira espiritual, continuam fazendo parte de nossa rotina familiar.

Muitas culturas festejam o dia dos mortos em clima festivo, uma herança indígena muito cultuada no México.Há algum tempo que se incorporou ao hábito brasileiro a celebração do Halloween (ontem, dia 31), um reflexo desta comemoração festiva, quando as crianças fantasiadas saem para as ruas na busca de gostosuras ou travessuras e assustam - ou na maioria das vezes, nos fazem rir - com suas vestimentas fantasmagóricas.

A receita desta semana, destes deliciosos bolinhos de laranja, tem dupla função: de adoçar e embalar o descanso do feriado de sábado e, também, uma excelente opção de doce para distribuir às crianças fantasiadasnos próximos anos(ou integrar as delícias das lancheiras),desviando o foco das guloseimas industrializadas, cheias de corantes e com excesso de açúcar.


INGREDIENTES:

175 g de açúcar Demerara

100 g de manteiga sem sal

1Ovo

150 g de farinha

1 colher chá de aroma de baunilha

Raspas da casca de uma laranja

1/2 colher de chá de fermento em pó

200g de chocolate ao leite


PREPARO: Derreter a manteiga numa frigideira grande e quando estiver totalmente derretida, adicionar o açúcar e misturar até este estar completamente dissolvido. Retirar do fogo assim que começar a borbulhar.Passar a mistura para uma tigela, aguardar amornar, para depois adicionar o ovo batido e dar uma boa misturada.Em seguida adicionar: a baunilha, a raspa de laranja, a farinha e por último o fermento, mexendo sempre, depois de cada ingrediente acrescentado.Deixar repousar por 10 minutos.

Cortar o tablete de chocolate em cubos muito pequenos, acrescentar à massa e misturar.Com o auxílio de uma colher de chá, fazer pequenas bolas e colocar com espaço entre elas, numa assadeira untada e enfarinhada.Levar ao forno médio preaquecido e assar por 10 minutos.

Desligar o forno e manter os bolinhos dentro do forno por mais 10 minutos

Passado este período, retire, aguarde esfriar por completo e se delicie!

RENDIMENTO: 20 a 25 Bolinhos!

ACOMPANHAMENTO: Chás, cafés, sucos, sorvetes...

DICA: Se quiser, substitua o chocolate por: nozes, castanhas, avelãs... pois também combinam com o sabor da casca de laranja!

NOTA: Os bolinhos podem ser moldados em formato de caveira, ou abóbora, para entrar no clima de: “gostosuras ou travessuras”!

21 visualizações