top of page

Grupo UniEduK inaugura sala de Diagnóstico por imagem no HVET da UniFAJ


Sala de Diagnóstico por Imagem recebe novos equipamentos para realização de sessões de Raio X e Ultrassom em animais



O HVET do Grupo UniEduK (UniFAJ) inaugura a sala de Diagnóstico por Imagem. De acordo com a professora responsável pelo setor de radiologia, Alessandra Regina Dhom Pimentel de Moraes, o investimento visa oferecer ainda mais qualidade no atendimento à população. Além disso, Alessandra diz que o objetivo da sala é fornecer melhor infraestrutura para o aprendizado dos alunos do curso de Medicina Veterinária. No novo ambiente, serão realizados exames de Raio X e Ultrassom, além de aulas práticas sobre o diagnóstico por imagem animal.

A sala possui diversos equipamentos, dentre eles, um aparelho de Raio X fixo com mesa integrada, que emite radiação com sistema moderno regulador de potência conforme cada espécie do animal. Para complementar, também há um Digitalizador e Placas CR (radiologia computadorizada), que recebem a radiação na mesa e digitalizam a imagem para o computador. Ainda, está disponível uma Placa DR (radiologia digital), que transfere a imagem para o sistema ou computador sem precisar ser digitalizada, resultando em imagens de alta qualidade.

O novo ambiente também possui os aparelhos de proteção contra a radiação, os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, como avental e protetor de tireoide de chumbo, a sala conta com um biombo de proteção contra a radiação, permitindo que o disparo do Raio X possa ser acompanhado à distância. Todas as paredes são protegidas por sistemas de massa baritada e vidro plumbífero. O HVET UniFAJ ainda conta com um aparelho portátil emissor de Raio X, que permite realizar imagens em centro cirúrgico ou a campo com a mesma qualidade do equipamento fixo.

Sobre o aprendizado dos alunos na nova sala, a professora de Diagnóstico por Imagem, Alessandra Moraes, reforça: “Esse equipamento de última geração beneficia o aprendizado do aluno uma vez que, por meio de aulas e estágios no setor, ele pode acompanhar o posicionamento, laudo, pedidos de exames, conforme a clínica do paciente. Por estar dentro da clínica de pequenos animais, o aluno consegue associar o diagnóstico por imagem de cada caso e acompanhar a evolução do tratamento do paciente”.

Da mesma forma, a docente conta que, com o novo equipamento profissional, será possível dar apoio a outras clínicas veterinárias da região. “Com equipamento e profissionais de qualidade, levamos o bom atendimento a pessoas de todas as classes sociais com seus companheiros do dia a dia, que atualmente são os pets”, finaliza a professora.


15 visualizações0 comentário
bottom of page