top of page

Holambra é premiada por investimento em educação

Entrega do prêmio Prefeito Educador aconteceu em Jaguariúna nesta quarta-feira (8)




Mais uma vez Holambra se destaca na região por participar de um projeto que visa melhora a educação dos moradores da cidade. O programa Prefeito Educador, desenvolvido pelo Centro Universitário de Jaguariúna – Unifaj, realizou uma cerimônia na manhã desta quarta-feira (8) para premiar a prefeitura da Cidade das Flores junto com outras cidades da Região metropolitana de Campinas e do Sul de Minas Gerais.


O vice-prefeito, Fernando Capato ,(PSD), representou a cidade no evento. Para ele, a parceria representa um grande saldo positivo na cidade, à medida que motiva os professores a melhorarem o método de ensino em sala de aula. “A maior alegria para nós é ver que nossos professores estão se capacitando e tornando-se cada vez melhores”, afirma. “Quando você escolhe ser educador, a principal preocupação é a cada dia aprender mais”.

“Trabalhar em parceria com jovens de cidades vizinhas à universidade significa um ganho enorme e a conquista da comunidade”. Para o diretor acadêmico de unidade do campus I da UniFAJ, Hector Escobar esse é um dos principais pontos positivos da parceria com cidades como Holambra. “A instituição avança a medida que aqueles que antes não fariam um curso superior têm a oportunidade de estar dentro da faculdade”, ressalta.


De acordo com o Secretário de Educação, Alexandre Moreira, os impactos do projeto são fantásticos. “Já tivemos 40 professores contemplados com bolsas de pós-graduação no ano passado e logo mais, nos próximos meses, mais um grupo começará essa jornada de aperfeiçoamento” acrescenta. Quando questionado sobre outros projetos para a melhoria do ensino em Holambra Alexandre ainda lembra que Holambra continua com o projeto de Formação continuada, onde, todos os meses, profissionais da educação se reúnem para aprender sobre novos métodos de ensino e maneiras de melhorar a rotina em sala de aula.

Flávio O diretor acadêmico da FAJ, Prof. Flávio Fernandes Pacetta acredita que o projeto é um grande incentivo para o investimento em educação. “Percebemos melhorias como por exemplo no transporte público para a educação em nível superior e no incentivo à cursos da área de tecnologia, humanas e de saúde , tanto aqui na RMC como na Baixa Mogiana e no Circuito das águas, por meio do crescente número de alunos que procuram nossa instituição”, explica.


Para Gustavo Reis (MDB), prefeito de Jaguariúna, através desse e outros projetos como o Prouni Muncipal, milheres de jovens puderam ter acesso ao ensino superior. Além disso, fortalecer o ensino regional faz com que os jovens busquem menos outras cidades, o que traz benefícios econômicos tanto para as famílias quanto para o município. “Ter uma faculdade amplamente reconhecida na cidade com diversidade de cursos, faz com que os moradores de Jaguariúna não precisem estudar fora, gastando dinheiro com transporte, moradia e alimentação. Mais do que isso, há a possibilidade de se formar em casa continuando com o conforto e carinho que só o lar pode oferecer”, complementa.

O projeto Prefeito Educador vem sendo um sucesso desde 2017. Baseado em uma parceria entre a UniFAJ e prefeituras da região, visa a inovação acadêmica e proporciona a ampliação dos conhecimentos dos professores da rede pública municipal sobre como é construído o processo de ensino e aprendizagem do estudante do ensino superior para que possam, ainda na educação básica, olharem e agirem de forma personalizada para seus alunos, contribuindo com uma aprendizagem mais significativa para essa e as próximas gerações. Nesse processo, a UniFAJ, através das Municipalidades e suas respectivas secretarias de educação, disponibilizou ao corpo docente da rede pública, bolsas integrais de estudo em cursos de pós-graduação em metodologias ativas de ensino e intermeios no ensino superior, além de cursos de extensão sobre inovação acadêmica, que contribuíram no aprimoramento da educação em nossa região.

Atualmente, o Programa conta com 12 municípios participantes, mais de 550 professores beneficiados pelo Prefeito Educador e aproximadamente 4 mil jovens impactados com essa parceria. Conforme o acordo, a UniFAJ promove a participação dos alunos no PROE ENEM gratuitamente, além de oferecer orientação profissional aos estudantes e conceder 50% de desconto nas inscrições do vestibular durante o evento UniFAJ Aberta (que acontece em outubro). A UniFAJ ainda disponibiliza bolsas de estudos para Módulos Específicos de Metodologias Ativas e 20 bolsas de estudos para docentes em pós-graduação para Especialização em Docência. A IES taz também a premiação aos prefeitos que cumprirem as responsabilidades estabelecidas no acordo com o título “Prefeito Educador”.

Em contrapartida, cabe à prefeitura que aderir à parceria promover a divulgação do Curso Preparatório para o Enem no município; fazer a divulgação do programa de orientação profissional ofertado gratuitamente na UniFAJ para estudantes de ensino médio; distribuir dez bolsas para módulos de Formação Continuada Docentes em Metodologias Ativas; responsabilizar-se pela participação, dando transporte a todos os alunos do 3º ano das escolas do município no evento da UniFAJ Aberta, no horário diurno ou noturno; conceder 20 bolsas de pós-graduação de Especialização em Docência aos docentes do município.



76 visualizações0 comentário
bottom of page