top of page

Holambra poderá contar com curso técnico na edução pública

Pais dos alunos do 9º ano têm até o dia 23 de setembro para manifestar interesse para as turmas que começam em 2020


O Governo do Estado de São Paulo vai oferecer 5 mil vagas para o Novotec Integrado, programa que funcionará a partir de 2020 para alunos do ensino médio da rede estadual. Assim os holambrenses que são pais de estudantes do 9º ano do ensino fundamental que hoje estão matriculados na rede pública têm até o dia 23 de setembro para manifestar interesse para o próximo ano letivo. O objetivo é atender mais de 100 mil estudantes até 2022. Vale ressaltar que apenas após a manifestação de interesse – e verificada a demanda e a infraestrutura da escola – é que serão definidas as unidades que contarão com o Novotec.

De acordo com o governo estadual, o Novotec Integrado oferece oportunidade aos alunos de cursarem os três anos do ensino médio ao mesmo tempo em que cursam um ensino técnico profissionalizante. Nas escolas incluídas, os estudantes vão receber o certificado de conclusão do ensino médio com a habilitação técnica.

No Novotec, os cursos são oferecidos de acordo com a alta demanda dos jovens por profissionalização mais rápida e do mercado de trabalho por mão de obra qualificada para as necessidades atuais. São sete opções de cursos: Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet (Programação Web), Administração, Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Logística. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza e a Secretaria Estadual da Educação.

A manifestação de interesse voltada aos alunos do 9° ano do ensino fundamental da rede pública pode ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP (pode ser baixado na Play Store, pelo sistema Android ou Apple Store, no IOS) ou através do site Secretaria Escolar Digital (sed.educacao.sp.gov.br) escolhendo a opção Ensino Técnico Profissionalizante, até o próximo dia 23. Para os estudantes fora da rede pública, a manifestação de interesse e inscrição deve ser feitas direto na escola no período de 1º a 31 de outubro.

O processo de definição das escolas estaduais que terão o Novotec Integrado no ano que vem está em andamento e é por adesão voluntária, após consulta à equipe e comunidade escolar. Os principais critérios a serem levados em conta para definir escola, turma e curso são: demanda dos estudantes, análise econômica e do setor produtivo local, oferta pela infraestrutura existente.

Nova carga horária

Nas escolas que contarão com o Novotec, a grade horária será modificada: serão administradas, diariamente, sete aulas de 45 minutos cada (hoje são seis aulas de 50 minutos). Com esta mudança, serão acrescidos, diariamente, mais 15 minutos à carga horária.


Ibrantina: rematrícula segue até dia 23

A Escola Estadual Ibrantina Cardona conta com cerca de 500 alunos e os pais daqueles que continuarão os estudos na escola precisam fazer, primeiro, um cadastro. Segundo informações da escola, foi feita uma reunião com todos os pais para explicar que a rematrícula, antes feita pela escola, deverá ser confirmada pelo responsável legal do aluno através do site Secretaria Escolar Digital.

Porém, primeiro é preciso fazer o cadastro de todos os pais e esta atualização de dados é feita na escola. Os pais precisam apresentar xerox de alguns documentos, informar o estado civil e, também, contar com um e-mail. Após o cadastro, podem entrar no site e fazer a rematrícula de seus filhos. Para facilitar, a escola marcou dias específicos para os pais irem até a escola fazer o cadastro, normalmente entre 17h30 e 18h30. E como sabe que alguns pais têm dificuldade para acessar a internet, a escola ajudará com a rematrícula, que segue até dia 23 de setembro para os alunos do 1º e 2º anos da escola. Para quem cursa o 3º, caso vá repetir o ano, a rematrícula será feita posteriormente.

177 visualizações0 comentário
bottom of page