top of page

Jornalista Ariel Cahen discute Fake News em palestra promovida pela Câmara de Jaguariúna



O jornalista Ariel Cahen, diretor municipal de Comunicação e Tecnologia da Informação em Holambra, realiza nesta quinta-feira, 12 de março, palestra sobre fake news (ou notícias falsas) na Câmara Municipal de Jaguariúna. O evento, parte do projeto Câmara Cidadania, é aberto ao público e terá início às 19 horas com entrada gratuita.


Sob o tema “Estelionato da verdade: os impactos sociais do fenômeno das fake news”, o bate-papo tratará o papel da imprensa profissional e dos riscos da ampla disseminação de notícias falsas, sobretudo através das redes sociais.


Ariel é comunicador social, especializado em jornalismo e pós-graduado em marketing e comunicação integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 11 anos de carreira, acumulou passagens por redações de jornais impressos e assessorias de comunicação na área pública nos ambientes legislativo e executivo. Coordenou campanha eleitoral e é autor de artigos publicados em veículos de grande visibilidade nacional.


“A ideia da palestra é mostrar os riscos das notícias falsas, como elas atingem a todos nós e de que forma todos podemos contribuir para a construção de um ambiente mais seguro, com informações confiáveis que podem guiar nossas decisões no dia-a-dia”, conta.

A iniciativa da Câmara de Jaguariúna é resultado da Lei Municipal nº 2.669/2020, de autoria da vereadora Cássia Murer Montagner, vice-presidente do legislativo jaguariunense, que cria o Programa Municipal de Combate à Disseminação de Informação Falsa. Instituído em 2019, o projeto Câmara Cidadania tem o objetivo de aproximar a Câmara e a comunidade através de ações e eventos – incluindo palestras, oficinas e workshops.


“O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a gravidade e as consequências do compartilhamento de falsas notícias, sobretudo por meio de computadores e celulares”, explica a vereadora. “A educação é o melhor caminho para o uso consciente da internet e, consequentemente, para a desarticulação de fake news”.


A palestra, que acontece no plenário da Câmara de Jaguariúna, será transmitida ao vivo pelo site www.youtube.com/camarajaguariuna.

93 visualizações0 comentário
bottom of page