• Da redação

Jovens elogiam cursos gratuitos da APB

Atualizado: Fev 10

Inscrições para o próximo ano já estão abertas; é preciso morar na cidade e ter entre 14 e 17 anos

Culinária, inglês, esportes, artes, informática, cotidiano do trabalho e empreendedorismo social. No último ano, dezenas de jovens holambrenses participaram dos cursos gratuitos oferecidos pela Associação Príncipe Bernardo (APB). A procura pelo Programa de Desenvolvimento Individual (PDI/Jovem Aprendiz) cresce a cada ano e as inscrições para 2020 já estão abertas.


Estudante do 1º ano da Escola Estadual Ibrantina Cardona, Matheus Augusto Dias Fernandes, de 15 anos, procurou a APB porque queria se capacitar e se preparar para a vida profissional. Durante este ano, fez cinco cursos. “Aprendi a cozinhar e vi que esta atividade pode ser divertida”, exemplificou. Entre os cursos, destacou o empreendedorismo social, “voltado para a preparação profissional”. “Este curso faz a gente pensar no futuro e me ajudou a definir minha carreira”, disse, ao apontar que pretende cursar Arquitetura. E completou: indica os cursos e voltará em 2020 para o PDI-2.



O jovem Henrique Lima da Paixão, 15, também procurou a APB “porque queria aprender coisas novas” e, entre os cursos, concluiu informática, cotidiano do trabalho e inglês. “São cursos legais, aprendi muitas coisas e indico para quem quer se capacitar”.


Matheus Pedro Veloso, 15, fez culinária, informática, empreendedorismo e inglês. Ele contou que soube dos cursos através de sua mãe e, ao ir até a APB para se inscrever, gostou dos cursos disponíveis. Confessou que até chegou a pensar que não gostaria de alguns, mas, no final, “foram legais”. Inglês, exemplificou, “ajudou na escola”, pois conseguia tirar dúvidas. Em informática aprendeu, por exemplo, a fazer slides (às vezes necessários no ensino regular) e com empreendedorismo trabalhou as habilidade de atuar em grupo e falar em público. “Ajuda no currículo e pretendo continuar no próximo ano e minha irmã vai se inscrever”.


A jovem Camile Vitoria de Araújo Custódio, 16, soube dos cursos através de amigas: ela morava em Artur Nogueira, veio para Holambra no começo deste ano e correu para garantir uma vaga. E frequentou a APB todos os dias, na parte da manhã: fez informática, esportes, empreendedorismo e inglês. “Gostei dos cursos e dos professores. E o fato de ser grátis ajuda muito porque aqui, por ser uma estância turística, tudo é muito caro”, avaliou. Ela também destacou que os cursos ministrados na APB não são oferecidos com facilidade na cidade. “Só tem inglês. Não encontrei cursos particulares de informática. E a APB oferece tudo gratuito”. Outra vantagem, destacou, é o fato de entrar numa rotina. “Fiz cursos durante toda a semana, sempre de manhã. Com isso adquiri mais responsabilidade e estou mais preparada para o mercado de trabalho”. Ela pretende fazer os cursos avançados do PDI-2 e adiantou que indicou os cursos para suas vizinhas. “Minha irmã vem no próximo ano”.


Inscrições

De acordo com a gerente geral da APB, Ivonete Fernandes de Almeida, a procura pelos cursos cresce a cada ano e a entidade procura atender todos os inscritos – já chegou a aumentar turmas de informática para atender a demanda. “Entendemos que esta procura comprova a qualidade dos nossos cursos, pois muitos jovens continuam conosco até a idade limite e indicam os cursos para amigos e familiares”.


Assim, os jovens que querem apostar no currículo já pensando no mercado de trabalho, precisam ficar atentos: as inscrições estão abertas e seguem até 23 de janeiro para jovens que moram em Holambra, com idade entre 14 e 17 anos. Os cursos são gratuitos e para se inscrever basta ir até a secretaria da APB (que fica em frente à Prefeitura). É preciso levar cópias da Certidão de Nascimento, do comprovante de endereço e do RG e CPF (ou protocolo), uma foto 3x4 recente e declaração de matrícula escolar (original).

90 visualizações