top of page

Maio terá eclipse total da Lua visível no Brasil

Fenômeno acontecerá na madrugada do dia 16 e será totalmente visível no Brasil, e também em outros países da América do Sul, América do Norte, África e Europa.



Esse eclipse do dia 16 de maio será um eclipse lunar total e ocorre perto do perigeu, que é o ponto mais próximo que a Lua atinge em relação ao planeta Terra, fazendo assim com que a Lua pareça cerca de 7% maior do que a média. Ele terá início no dia 15 às 22:32 pelo horário de Brasília. Seu ponto máximo acontece às 01:11 já na madrugada do dia 16 de maio e termina às 03:51.

O eclipse lunar ocorre sempre que a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua, projetando assim sua sombra - parcial ou total - sobre a Lua. Geralmente, esse alinhamento entre os três astros acontecem cerca de duas vezes por ano, e a duração de cada eclipse pode variar de alguns minutos até 4 horas.

Ao contrário do eclipse solar - que só pode ser visto em áreas relativamente pequenas do planeta - um eclipse lunar possui uma área de cobertura muito maior, pois pode ser visto em qualquer lugar noturno da Terra. Além disso, os eclipses lunares são seguros para serem vistos a olho nu sem qualquer proteção para os olhos.

Quando a Lua atinge seu ápice, sua superfície fica com uma coloração avermelhada. Isso é causado por um efeito óptico conhecido como dispersão de Rayleigh, que também é responsável pela cor azul que temos em nosso céu. Segundo a NASA, a luz viaja em ondas e diferentes cores de luz têm diferentes propriedades físicas. A luz azul tem um comprimento de onda mais curto e é espalhada mais facilmente por partículas na atmosfera da Terra do que a luz vermelha, que tem um comprimento de onda mais longo. A luz vermelha, por outro, viaja mais diretamente pela atmosfera.


Acompanhe o calendário dos principais eventos astronômicos dos próximos dias:

  • 16/05: Eclipse total da Lua

  • 22/05: Conjunção entre Saturno e Lua

  • 24/05: Conjunção entre Marte e Lua e entre Júpiter e Lua

  • 27/05: Conjunção entre Vênus e Lua

  • 29/05: Conjunção entre Marte e Júpiter e entre Mercúrio e Lua



60 visualizações0 comentário
bottom of page