top of page

Matemática diferente: professor realiza gincana para incentivar alunos de Holambra

DIA DO PROFESSOR: Júnior Alves fala dos desafios do ensino nos dias atuais


"Pode parecer brincadeira, mas eles estão aprendendo"afirma o professor. O riso dos alunos se mistura com as palavras daquele que ensina a multiplicar, subtrair, dividir e somar num mundo onde cada vez mais essas operações são deixadas de lado. Os alunos da escola Ipês, da Rede Municipal de Holambra, encontraram em Júnior Alves um amigo, que com empatia cria métodos para os números façam sentido na cabeça dos pequenos. "Ser professor é um dom", declara. Assim como centenas de outros professores Júnior tem dedicado a vida a dar mentoria das crianças que ele acredita ser o futuro do país.

A história do professor Júnior Alves começou há 12 anos. Logo que entrou na sala de aula, percebeu os desafios que ela traria. Entre eles, o maior: criar interesse nas crianças para matemática. "As vezes o que desmotiva é a burocracia, a falta de orçamento e a falta de interesse dos estudantes para a área das exatas", afirma. Isso não impediu que ele colocasse em prática a ideia que teve para resolver esses problemas. "Uso recursos próprios para trazer o que eles precisam nas aulas especiais. Eles acham que estão brincando mas na verdade estão aprendendo".

Torta na cara, stop de matemática, bingo das operações, dominó algébrico... essas são algumas das atividades que o professor desenvolve em sala de aula. "Eu faço um combinado com os alunos no começo do semestre: se eles tiverem um bom rendimento eu preparo uma atividade especial no final", explica Júnior Alves. "São coisas que eles só vem pela televisão, por isso ficam animados e se esforçam para participar", salienta.

Quanto aos resultados dessa metodologia de aula o professor é enfático: "Dá resultado. Eles ficam pró ativos e há uma aproximação maior entre eles e eu". De acordo com ele, os alunos passaram a se envolver mais nas aulas e melhoraram as notas.

Helen Christofoletti, coordenadora da escola Ipês, acompanhou a trajetória desse professor e o crescimento dos alunos. "Já é o segundo projeto dele e deu tão certo que ele voltou a repetir", afirma. Na visão dela, foi perceptível a melhoria do desempenho dos estudantes das disciplinas de exatas e também na convivência entre eles, já que nos jogos desenvolvem o trabalho em equipe. "Não devemos perder a esperança na edução. Professores como o Júnior aliado a presença dos pais na escola são muito importantes para melhorar a nossa situação e garantir que o aluno se sinta confortável no ambiente escolar", salienta.

O sonho de Júnior Alves é ensinar aos seus alunos mais do que as matérias dispostas no currículo das aulas no começo do semestre. "Quero que eles criem empatia uns pelos outros e entendam que podem chegar onde quiserem por meio dos estudos. Minha maior gratificação em tudo isso é ser lembrado como o professor legal que um dia acreditou neles", afirma. "Eu amo o que faço", finaliza.


Alexandre Moreira, O diretor de Educação de Holambra, deixou uma mensagem para os professores da Rede Municipal de Holambra, que também trabalham para transformar a vida dos alunos. Confira:











279 visualizações0 comentário
bottom of page