top of page

Meio ambiente: Árvores funcionam como ar-condicionado e deixam o ambiente mais oxigenado



O verde também reduz o ruído das ruas. Tempestade de verão em lugar sem árvore é mais intensa e devastadora.




Quando se fala em ter uma árvore em frente às suas casas, algumas pessoas alegam que suja calçadas, entope calhas e outras queixas mais. Se fizermos a relação custo-benefício de sua presença nas ruas e quintais, concluiremos que os benefícios são infinitamente maiores.


Além de manter a cidade mais verde e mais bonita, as árvores também têm outras funções: elas controlam um pouco as tempestades de verão, absorvem a poluição, reduzem o ruído das ruas e deixam o ar mais fresco.

Estudo realizado pelo setor de arquitetura da Unicamp-Universidade de Campinas demonstrou vários benefícios da árvore e, como o de melhorar o conforto térmico ao seu redor. Isso, ao contrário do que se pensa, não é devido à sombra, mas sim ao aumento da umidade relativa do ar. Cada árvore funciona como um "micro oásis" em meio ao calor e às altas temperaturas do asfalto. Sabe-se que o asfalto emana mais calor do que a terra, daí a importância de cultivarmos mais árvores na cidade. Áreas arborizadas podem ter uma diferença de até 5 graus Celsius em épocas mais quentes.

Assim, para combater o aumento do aquecimento global, políticas públicas de reflorestamento precisam ocorrer de forma paralela à redução do desmatamento, o principal emissor de CO2 na atmosfera no Brasil. O efeito na redução do aumento do aquecimento global é verificado quando o reflorestamento é feito em grande escala. Para a recuperação de florestas, é necessário replantar milhões de hectares para mitigar as emissões de CO2.

A árvore ainda absorve gases emitidos por veículos e indústrias, libera oxigênio, melhora a qualidade do ar que respiramos, diminui o impacto de ventos fortes e, como toda planta, funciona no mesmo princípio dos climatizadores de ar. Ou seja, acaba sendo “ar condicionado” natural; proporciona sombra que restaura nossa disposição e diminui o cansaço físico, atrai pássaros, tornando a cidade mais humana e habitável.

Se informe sobre as espécies adequadas para cada lugar de plantio e plante árvores no seu bairro, sua rua, em frente à sua casa, nos jardins e quintais. Toda vegetação garante produção de água, que é fonte de vida.



31 visualizações0 comentário
bottom of page