top of page

Metade dos eleitores de Holambra não fez biometria

Posto tem capacidade para atender até 60 pessoas por dia; prazo não será prorrogado





Helga Vilela

O atendimento é constante, variando de 50 a 60 por dia, mas o problema é que os holambrenses não são maioria: desde a abertura da central eleitoral em Holambra, em abril, apenas 50,76% dos eleitores fizeram a biometria:

são 5.547 moradores em dia com a Justiça Eleitoral de um total de 10.875.

A chefe do cartório eleitoral, Rogéria Beatriz Loura, informou que há centrais em todas as cidades atendidas por Mogi Mirim – Artur Nogueira, Conchal e Engenheiro Coelho, além de Holambra – e cabe ao eleitor escolher a data e local para fazer a biometria.

Holambra foi a primeira a abrir a central e conta, por enquanto, com o menor índice de adesão por parte dos eleitores. “Estão sendo realizados de 50 a 60 atendimentos porque muitos moradores de Artur Nogueira estão fazendo a biometria aqui”, disse.

Rogéria informou que não há previsão para prorrogação do prazo, que deverá ser encerrado no dia 19 de dezembro. E frisou um problema: como a central tem capacidade para 60 atendimentos, se o holambrense deixar para a última hora, ele corre o risco de não conseguir agendamento na sua cidade. “Depois do dia 19 de dezembro, não tem mais a central em Holambra e o morador perderá a oportunidade de ser atendido na sua própria cidade, pois a parceria com a Justiça Eleitoral se encerra junto com a biometria”.

O eleitor que não fizer a biometria terá o título cancelado e enfrentará algumas restrições como, por exemplo, não poderá obter passaporte, não poderá se matricular em estabelecimentos de ensino público, não poderá fazer empréstimos em bancos públicos e poderá ter o CPF cancelado.

A biometria engloba, ainda, alistamento, revisão e transferência. O agendamento deve ser feito pelo site www.tre-sp.jus.br ou direto no posto de atendimento em Holambra, que fica nas dependências do antigo prédio do PSF Santa Margarida (Rua Protéas, 188), ao lado da Polícia Municipal. Pata fazer a biometria é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome do eleitor.


15 visualizações0 comentário
bottom of page