Moinho Povos Unidos celebra aniversário com novidades e festa para os visitantes
- Da redação
- 11 de jul.
- 3 min de leitura

Um dos principais cartões-postais de Holambra, o Moinho Povos Unidos completa mais um ano de história no próximo 12 de julho, e para celebrar, prepara uma programação especial repleta de cultura, memória e boas notícias para a população e os turistas. A festa de aniversário acontece das 10h às 17h, com a presença dos tradicionais gaiteiros, distribuição de lembranças especiais, surpresas ao longo do dia e entrada gratuita para os aniversariantes de julho.
Além da comemoração, o aniversário marca uma nova fase para o ponto turístico mais alto da América Latina, com o anúncio de duas importantes novidades: a construção de uma nova entrada coberta e o lançamento de um livro comemorativo que contará a história do Moinho, com curiosidades, bastidores e registros inéditos desde a sua construção.
Visitação em alta e conquistas em 2024 — O último ano foi de crescimento e evolução para a Associação Povos Unidos, responsável pela gestão do espaço. Com um total de 66.135 visitantes em 2024, sendo julho o mês de maior movimento, com 9.088 pessoas, o Moinho se reafirma como uma das atrações turísticas mais procuradas do interior paulista.
Além da expressiva visitação, 2024 foi marcado por importantes avanços na gestão e na cultura organizacional. Entre as conquistas estão o fortalecimento da equipe com ações de desenvolvimento humano e profissional, e a definição da Missão, Visão e Valores da Associação, resultado de um processo de dois anos que envolveu colaboradoras, monitores e moleiros, com apoio de duas profissionais da área de RH e Linguística.
“Esses três pilares definem a nossa identidade e nos guiam em todas as tomadas de decisões. Além disso, promovem um maior entendimento sobre o que representa nosso trabalho e quais os objetivos da Cultura Organizacional da Associação Povos Unidos em nossa comunidade”, afirma Gilberto Wigman, presidente da Associação, reeleito para mais um mandato à frente da gestão.
Novidades para o futuro — O futuro do Moinho promete ainda mais melhorias, tanto na infraestrutura quanto na experiência do visitante. Entre os destaques, está a construção da nova entrada coberta, que oferecerá mais conforto para os turistas, protegendo-os do sol e da chuva enquanto aguardam na fila, além de melhorias na ergonomia e circulação interna.
Outro grande destaque é o lançamento de um livro especial comemorativo, que reunirá memórias, curiosidades, histórias e bastidores de sua construção e trajetória. Além disso, a associação prevê a continuidade no desenvolvimento profissional das equipes, com treinamentos e capacitações voltados ao aprimoramento da experiência do visitante e a melhoria dos processos internos, com foco em eficiência, organização e qualidade nos atendimentos.
Um símbolo de Holambra — Inspirado nos tradicionais moinhos holandeses, o Povos Unidos tem 38,5 metros de altura, 10 andares (sendo seis abertos à visitação), e foi construído seguindo rigorosamente a arquitetura dos moinhos sobrelevados da Holanda. Suas pás de 12 metros movimentam pedras de basalto de lava, com mais de uma tonelada cada, tornando o equipamento um autêntico moinho de vento em funcionamento.
Além de seu valor técnico e histórico, o espaço oferece uma vista privilegiada da cidade e é um símbolo da forte influência da imigração holandesa na identidade de Holambra. "É um trabalho que gosto muito e me traz muita realização. Dedico boa parte dos meus dias ao Moinho, um lugar pelo qual tenho grande carinho. Com o apoio de uma equipe comprometida de moleiros, conseguimos manter a estrutura sempre bem cuidada e em pleno funcionamento”, destaca Gilberto.
Comentários