top of page

Movimento LÍDER cria Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista


A Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista – ADCAP foi oficializada nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, em uma Assembleia Geral de Fundação que reuniu as principais lideranças do Circuito das Águas Paulista, considerando as decisões aprovadas no IV Fórum de Líderes, ocorrido em novembro na cidade de Serra Negra.

A Agência de Desenvolvimento Regional – ADR é resultado do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, proposto e aplicado pelo SEBRAE durante 3 anos de trabalho na região, compreendendo a união de esforços de líderes das cidades que formam o Circuito das Águas Paulista: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.


Constituída sob a forma de Associação Civil de interesse público, de direito privado, sem fins lucrativos e com autonomia financeira e administrativa, a ADCAP irá dedicar-se ao trabalho por meio de planos, programas e projetos, realização de eventos de sensibilização e formação, oficinas, rodadas de negócios, prestação de serviços aos setores privado, público e ao terceiro setor, assim como aos órgãos da administração direta e indireta, aos poderes legislativo e judiciário local, regional, estadual e federal. Para acompanhar e medir resultados alcançados irá se utilizar de um Observatório de Dados sobre e da região que abrange essas 9 cidades.


A primeira diretoria da Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista foi empossada no ato de constituição da agência, tendo como Presidente - Laura Umbelina Santi; Vice-presidente - Stela Maris Ferreira Calafiori Flóes; Diretor secretário - Lauro Sérgio Franco; Diretor tesoureiro - Antônio Joanes Geraldo Hulshof; Diretor de comunicação e eventos - Rogério Narciso Gomes; e os Conselheiros fiscais - Francione Gonçalves Ferreira, Sirlene Aparecida Terenciani e João Rodrigues dos Santos.


Também ficou definida que a cidade de Serra Negra será sede no primeiro ano de funcionamento da Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista, junto ao Centro de Convenções e a unidade do Sebrae. “Foi uma forma de homenagearmos a cidade que deu início ao programa Lider beneficiando toda a região”, reforçou a presidente, Laura Santi.


Com uma agenda de desenvolvimento responsável definida, a agência conta com ações estratégicas para a região ao entender o cenário atual, reconhece os desafios e oportunidades para auxiliar no desenvolvimento econômico, social e ambiental dos 9 municípios, com base nos seguintes princípios:


Missão: “INSPIRAR, ESTIMULAR, INTEGRAR E PROMOVER O DESENVOLVIMENTO RESPONSÁVEL NO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA”.

Valores: “INICIATIVA, RESPEITO, INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E COOPERAÇÃO”.

Visão para 2030: “SER A MELHOR REGIÃO PARA VIVER, TRABALHAR, VISITAR E INVESTIR”.


Para nortear a consecução da visão para 2030, a Agência de Desenvolvimento poderá sugerir, promover, coordenar ou executar ações e projetos visando atingir os macros objetivos:

I - Posicionar todas as cidades do Circuito das Águas Paulista entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver até 2030;

II - Posicionar todas as cidades do Circuito das Águas Paulista entre as 100 melhores cidades do Brasil em índice de emprego e índice de empreendedorismo até 2030;

III - Proporcionar aos visitantes do Circuito das Águas Paulista atrativos conectados e experiências diversificadas com alto grau de satisfação até 2025;

IV - Ter a região como opção de destaque para investir, tendo os 09 municípios dentre os 100 melhores do Estado de São Paulo para o investidor até 2030, respeitando a identidade e as potencialidades de cada cidade do Circuito das Águas Paulista.

Em termos de organização interna, congregará seus Associados por meio de Grupos de Trabalho sob os temas: VIVER, TRABALHAR, VISITAR e INVESTIR, norteados pela visão para 2030.


Para o primeiro ano de gestão ficou estabelecido que após a sua constituição e considerando a transição do Programa Líder para o estabelecimento da Agência de Desenvolvimento Regional, a duração do mandato da diretoria será de 01 (um) ano.

Entre as principais atividades que compete à diretoria que assumiu a agência, estão: dirigir, organizar e administrar a ADCAP, cumprindo e fazendo cumprir o Estatuto, o Regimento Interno, regulamentos e as deliberações de seu poder e da Assembleia Geral; Propor discussões e reflexões baseadas em dados e competências; Prestar serviços; além de avaliar e apoiar as atividades e projetos da agência, seus associados e parceiros, constituindo grupos de trabalho e comissões para seu melhor andamento. Tudo sem perder de vista sua missão, baseada em verbos como “inspirar, estimular, integrar e promover o desenvolvimento responsável”, que deixa clara a vontade da Agência em somar esforços com a população, os empresários, entidades e os poderes públicos das 9 cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista.

Inédito do Estado de SP

O Circuito das Águas Paulista é a primeira região do Estado de São Paulo a participar do programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Sustentável, do SEBRAE NACIONAL em Parceria com SEBRAE SP, regional Campinas. Os trabalhos prévios tiveram início em 2019 que resultaram na criação da Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista.

O Programa Líder do Sebrae já foi aplicado em 68 regiões em todo o Brasil e reúne aproximadamente 4 mil lideres comprometidos com o desenvolvimento de suas regiões. Entre os objetivos estão reunir líderes qualificados, promover uma gestão pública inovadora, inclusão social por meio do empreendedorismo e um ambiente favorável para os negócios, criando uma rede de desenvolvimento protagonista, capacitada e representativa.

Desta forma, a Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista conta com lideranças da sociedade em diversas frentes: poder público, entidades privadas e terceiro setor.


Assessoria de Imprensa - Confraria da Informação

Atendimento: jornalista Luciana de Almeida

Contato: 19 9 9787 3362

E-mail: assessoria@confrariadainformacao.com.br


18 visualizações0 comentário
bottom of page