top of page

Médica de Holambra alerta para avanço de novos casos de Covid-19 no país



A médica Karen Furlan, primeira moradora de Holambra vacinada contra a Covid-19 em janeiro do ano passado, alerta para o avanço de novos casos da doença no país e a importância de cuidados individuais voltados à prevenção.


Desde outubro, segundo ela, observa-se aumento da positividade dos testes por todo o mundo – e também no Brasil. Por aqui, os números saltaram de 3% para 17% segundo o Instituto Todos Pela Saúde (ITpS), o que revela indícios de uma nova onda do vírus. “Isso se deve às novas subvariantes da Ômicron BQ1 e XBB”, conta.


De acordo com Karen, que está à frente do atendimento de moradores do Imigrantes e das demais regiões assistidas pela Unidade de Saúde do bairro, os sintomas da infecção pelo novo coronavírus se assemelham atualmente a um resfriado comum, como dor de cabeça, dor de garganta, coriza, tosse, dor no corpo e febre. “Dificilmente os sintomas evoluirão para um quadro mais severo devido ao status vacinal de boa parte da população”, avalia. “Porém, há a orientação para que idosos acima de 75 anos, pessoas que passaram por transplante de órgão recente, pessoas com lúpus e imunossuprimidos em geral evitem aglomerações e utilizem máscaras sempre que tiverem contato com outras pessoas. Já as pessoas com condições de saúde normais e que não são idosas devem usar máscara em ambientes fechados, com aglomeração e sem circulação de ar. Se doentes, devem utilizar máscaras sempre que tiverem contato com outras pessoas”.


Além dos cuidados, a médica reforça ainda a necessidade das doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 para as pessoas que são elegíveis e que ainda não a fizeram. Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Holambra, com atendimento às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h e entre 13h e 15h, nos PSFs Imigrantes e Santa Margarida; das 8h às 12h, às terças, na unidade do Palmeiras; e, também às terças, das 13h às 15h no PSF do Fundão.

46 visualizações0 comentário
bottom of page