• Da redação

Noites julinas: creme de milho verde com calabresa!

Simples e sofisticado


Como que acompanhando o andar frenético dos dias atuais, o semestre passou voando e eis que estamos no mês de julho novamente, ainda um tanto perplexos com a rapidez da sua chegada.

Chegada esta muito aguardada pelos estudantes e também por muitos pais para aproveitarem, juntamente com o recesso escolar, as delícias que o frio traz, tais como: dar uma esticada no sono, sem ter que sair cedo da cama e do conforto da coberta quentinha, até porque sem aula no dia seguinte sempre dá para prolongar um pouco mais a noite e dormir até mais tarde no dia seguinte.

E também porque tivemos a queda suave da tão aguardada chuva, que além de aplacar a poeira e refrescar o ar, vai trazer no embalo uma frente fria, que provavelmente vai aguçar a fome de muita gente.

Como ainda estamos em ritmo de festejos típicos que agora se transfiguram em “festas julinas”, a coluna propõe para este início de férias de julho uma receita com sabor de arraia, para aquecer as noites frias e saciar a fome da molecada e de toda família, com um delicioso creme de milho, este ingrediente tão querido e típico a este tipo de festejo.

Este creme de milho é delicioso, tem preparo muito rápido e promete trazer aconchego ao corpo e também ao coração. Que venha julho!



Ingredientes

1 gomo de linguiça calabresa cortada em rodelas

3 cebolas (2 em rodelas e 1 picada)

1 alho poro picado em rodelas

4 espigas de milho verde raladas

2 batatas cozidas em cubos

4 xícaras (chá) de leite

1 colher sopa de maisena

3 colheres sopa de azeite

3 colheres (sopa) de manteiga

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto

1 xícara de cebolinha picada

1 ½ litro de caldo de legumes (de preferência caldo caseiro)

200 g de cubos de queijo minas, para decorar


PREPARO:

Aqueça uma frigideira com o azeite, em fogo médio, e frite a calabresa e as duas cebolas fatiadas em rodelas até dourar. Reserve. No liquidificador, bata o milho, a batata, o leite, a maisena e o caldo de legumes até ficar cremoso. Reserve. Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebola restante picada em cubos e o alho-poró por 3 minutos.

Despeje o creme de milho reservado, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e cozinhe, mexendo até engrossar. Transfira para uma sopeira, junte a calabresa acebolada e sirva - polvilhado com cebolinha e cubos de queijo - no aconchego do lar ou em volta das fogueiras julinas.

RENDIMENTO: 6 Porções!

ACOMPANHAMENTO: Pães, torradas, manteiga...

Para beber: vinho tinto!

DICA: Se for vegetariano, prepare a sopa sem a calabresa.

Utilize o sabugo do milho descartado no preparo do caldo de legumes!

NOTA: Desejo a todos os leitores excelentes férias com seus pequenos e também com os maiores e um delicioso e saboroso período julino!

14 visualizações