top of page

Nutricionista de Holambra fala sobre impactos dos alimentos nos pequenos produtores

Dia Mundial da alimentação: Naiara Regitano Hendrikx fala sobre valorização de alimentos naturais


Nesta quarta-feira (19), é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Essa data é celebrada em 150 países e marca o aniversário de de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945. O tema principal de debates sobre alimentação esse ano é: “Nossas ações representam o nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”. A campanha tem como mensagem alertar para uma alimentação mais diversificada e nutritiva, a partir de uma mudança comportamental de cada indivíduo, mas também de políticas públicas que fomentem essa transformação social e cujos impactos começarão a ser sentidos nos mais diferentes cenários.

De acordo com dados disponibilizados pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que, por sua vez, utiliza fontes do IBGE , até 2010 52,08% da área territorial da de Holambra era rural. Muito maior que a média nacional, que até o mesmo ano era de 7,67%.Isso significa que pensar no futuro da agricultura e alimentação brasileira afeta diretamente o pequeno produtor da cidade, que precisa de incentivos para continuar trabalhando.

Nesse aspecto, a nutricionista de Holambra Naiara Regitano Hendrikx, formada em Nutrição pela universidade metodista de Piracicaba ( UNIMEP) com pós graduação em nutrição clinica, defende a valorização dos alimentos naturais na alimentação, bem como o consumo consciente deles. Ela afirma que "há uma tentativa de frear o consumo de alimentos industrializados, cheios de aditivos químicos causadores de doenças graves. Estudos comprovam a importância das refeições caseiras, feitas com ingredientes da natureza como o arroz com feijão, por exemplo".

"A ordem hoje para prevenção de doenças é consumir mais frutas e menos sucos, mais legumes, verduras, descascar mais e abrir menos embalagens",afirma a nutricionista. De acordo com ela, nesse aspecto o pequeno produtor tem muito a contribuir. Entretanto, apoios como o acesso a crédito, informação para garantir um bom cultivo e condições para levar o produto ao consumidor final, são essenciais para o sucesso desses produtores, que têm potencial para acabar com a escassez de alimento no Brasil.

"Isso beneficia muito à população, que através do cozimento de alimentos de verdade e naturais se previnem de doenças", ressalta. Pense nisso na próxima vez que for a feira ou ao supermercado.





28 visualizações0 comentário
bottom of page