• Da redação

O mercado de trabalho exige atualização dos candidatos


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo pois o nível de qualificação dos candidatos têm aumentado significativamente. O mundo digital em que vivemos exige que estejamos atualizados tecnologicamente ou podemos ficar para trás em nossas áreas. Não tem como se destacar no mercado de trabalho sem se manter atualizado. Além disso, alguns pontos como currículo, apresentação pessoal e experiência, são os principais obstáculos enfrentados por quem está à procura de estágio ou emprego.


As empresas estão cada vez mais exigentes e na hora da contratação e para conseguir uma oportunidade de emprego, é essencial estar bem preparado para vencer a concorrência. Outro fator que influencia a competição mercadológica é que a realização graduações, pós graduações e outros cursos qualificantes se tornou mais comum atualmente. Porém, a boa notícia é que com os avanços da tecnologia, a internet virou uma aliada nesse quesito, tornando possível o acesso à algumas especializações.


Outras características conhecidas hoje como softskills (habilidades interpessoais), têm sido bastante valorizadas dentro das empresas. Dentre essas habilidades, algumas se destacam, como ser prestativo, saber ouvir o outro, humildade, ser atencioso, ter disposição, ser bem-humorado, saber elogiar e estimular os colegas de trabalho, saber negar ou corrigir de forma educada e pontual.

Dentre as características acima, saber ouvir talvez seja a mais importante delas. A máxima “todos gostam de atenção”, costuma ser verdadeira, sendo assim, todos gostam de ser ouvidos e considerados. Atitudes, como as da lista acima, fazem com que sua rede de contatos se lembre de você quando surgir uma oportunidade na sua carreira. Lembrando que não há como se destacar no mercado de trabalho sem que as pessoas saibam quem você é.

No momento da seleção, a entrevista de emprego é um dos momentos mais temidos. O candidato fica frente a frente com o recrutador e tem pouco tempo para impressionar.

Dar atenção a esses aspectos, no entanto, pode não ser o bastante para cativar. Destacar-se em uma entrevista de emprego também requer que o perfil, objetivo e habilidades do profissional estejam alinhadas ao que empresa busca. Alguns detalhes e atitudes podem fazer toda a diferença, portanto se prepare para esse momento: faça uma pesquisa sobre a empresa antes da entrevista, providencie um currículo claro e objetivo, controle o nervosismo, responda os questionamentos com veracidade e segurança, cuide da sua apresentação pessoal evitando exageros, esqueça as gírias e use um vocabulário adequado ao cargo e seja flexível e aberto as negociações.


Todas essas habilidades e virtudes demonstram o interesse do profissional em crescer na carreira. Muitas vezes, não são atitudes fáceis de serem realizadas no dia a dia, porém, para que o profissional tenha destaque na empresa, esses atributos são necessários.

0 visualização