top of page

Obra aumenta eficiência operacional da ETA Tulipas

Responsável por 80% do abastecimento do município, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Tulipas está em operação há pouco mais de três anos. Desde então, a Águas de Holambra tem realizado contínuos investimentos em equipamentos de alta performance e utilizado metodologias avançadas para assegurar mais qualidade e regularidade da água distribuída à população. A mais recente intervenção melhorou o sistema de floculação da unidade, otimizando os processos.


O projeto foi viabilizado pela equipe técnica de Engenharia da concessionária, que identificou a necessidade de ampliação das câmaras de mistura do dispositivo. A intervenção garante maior eficiência ao processo de floculação, além de melhorar também os procedimentos operacionais posteriores à essa etapa de tratamento, conferindo maior agilidade ao processo e qualidade ao produto final.



A obra, que foi realizada em dois dias, consistiu na retirada e substituição dos módulos de separação do floculador. A melhoria incluiu também o redimensionamento das câmaras para mistura da água bruta (após a dosagem do produto coagulante), responsável pela remoção das impurezas presentes na água.


De acordo com Alan Pedra, coordenador de Engenharia e Operações, as melhorias no processo de coagulação e decantação permitem aos sistemas operarem continuamente em alta performance.


“O nosso compromisso é oferecer sempre o melhor serviço para a população, por isso, buscamos soluções que permitam aprimorar a metodologia empregada no município. O projeto desenvolvido no sistema de floculação foi uma opção viável, de fácil execução, que em pouco tempo de implantação já tem apresentado resultados. Acreditamos que a longo prazo os saldos obtidos com esse investimento serão ainda melhores”, explica o coordenador.


16 visualizações0 comentário
bottom of page