top of page

Na gastronomia o pinhão é considerado uma iguaria de inverno

Semente típica da região Sul e Sudeste pode servir de base para inúmeras receitas



Estamos numa época do ano em que as opiniões se dividem em relação ao clima. Há gente que ama o inverno, enquanto outras não veem a hora do calor voltar. Mas uma coisa é certa: a gastronomia dessa estação vem recheada de novos sabores. O frio “pede” pratos mais elaborados e que aqueçam o corpo. A primeira coisa que vem à mente são as sopas e caldos; mas o cardápio é muito mais amplo, podendo conter sanduíches, bebidas quentes, risotos, fondues e, dependendo da região do país onde moramos, produtos regionais, como é o caso do pinhão, bastante presente na região Sul e parte do Sudeste.


O pinhão é a semente de uma espécie de araucária e sua colheita ocorre a partir do fim de maio, sendo um produto típico do inverno. Além do tradicional pinhão cozido, a iguaria pode ser a base de outras preparações como refogados, sopas, pães, saladas, risoto e farofas. No entanto, é preciso atenção na quantidade consumida desses pratos, pois o pinhão é bastante calórico, 100 g de polpa tem cerca de 282 calorias. Mas também é rico em cálcio, fósforo, ferro e quantidade significativa de vitamina C.


Vale lembrar que o pinhão é um produto bastante importante na economia de algumas regiões, sendo que na época de inverno são realizados feiras e festivais com a intenção de valorização do produto e criação de pratos, mas que infelizmente este ano foram cancelados por conta da pandemia.


Então, para quem ficou com água na boca de provar um prato de inverno saboroso, segue uma receita bastante comum em Santa Catarina:


Entrevero de Pinhão:









Ingredientes:

· 200 g de pinhão cozido

· 200 g de lombo suíno em cubos

· 200 g de alcatra em cubos

· 200 g de linguiça calabresa em rodelas grossas

· 100 g de bacon em cubos

· 1 cebola em cubos pequenos

· 1 dente de alho picado

· 2 tomates em cubos

· ½ pimentão vermelho em cubos

· ½ pimentão amarelo em cubos

· Salsinha à gosto

· Sal, óleo e pimenta do reino à gosto


Modo de preparo

Cozinhar previamente o pinhão e descascar. Na panela de pressão, colocar o pinhão com água suficiente para cobri-lo, meia colher se sal e cozinhar por cerca de 50 minutos. Em uma panela, refogar as carnes em pequenas porções e reservar. Na mesma panela, fritar o bacon e, assim que dourar, juntar alho e cebola e fritar mais um pouco. Em seguida, juntar as carnes e os demais ingredientes. Acertar sal e pimenta. Finalizar com a salsinha picada.

Fonte:Paulo Resende, docente da área de gastronomia do Senac Mogi Guaçu


84 visualizações0 comentário
bottom of page