top of page

Perdi meus óculos e minha CNH. E agora?

Quem foi à Expoflora e esqueceu documentos e objetos pode tentar recuperá-los no ‘Achados e Perdidos’




Helga Vilela

São óculos de grau e de sol, documentos diversos, cartões de bancos, blusas, garrafinhas de água e até carteiras com dinheiro (mas sem documento de identificação!). A Expoflora acabou, mas muitos visitantes que esqueceram ou perderam objetos ainda podem recuperá-los no “Achados e Perdidos”.

De acordo com a assessora de imprensa da festa, Vera Longuini, muitos visitantes acabam recuperando os objetos no mesmo dia da visita: há um setor de Achados e Perdidos que funciona próximo ao Guarda Volumes (na saída da festa) e tudo que é esquecido nos estandes, entregue aos seguranças e pessoal de Apoio ou localizado no parque é enviado para lá. Alguns procuram a administração para solicitar que seja anunciado o objeto perdido, mas este serviço não é feito: eles são orientados a procurar o Achados e Perdidos eficam até o final da festa para tentar recuperar o que foi perdido.

Mas mesmo com o final da festa, quem esqueceu uma blusa ou perdeu um documento ainda tem como recuperá-los: basta ligar para a administração da festa (3802-1499) e explicar o que foi perdido. Mas para conseguir a devolução é preciso provar que o objeto lhe pertence (o que pode ser feito através de fotos usando o objeto ou passando alguns dados, de acordo com o item perdido). Ao comprovar ser o proprietário e caso não tenha condições de ir até o recinto (por morar distante), a Expoflora faz o envio através de Sedex.

A administração informou que tenta localizar os proprietários através das redes sociais e, após um período, os documentos são encaminhados para a Delegacia e os itens como óculos e blusas são doados para o serviço social da cidade.

Já teve casos de visitante que esqueceu cartão: fez o bloqueio e, depois, solicitou à Expoflora para destruir o antigo. Quando é celular, às vezes é mais difícil. Se está bloqueado, a única saída é carregá-lo e esperar que alguém ligue. Mas se é possível acessar os contatos, fica mais fácil: já mandam mensagens para conhecidos pedindo que informem ao proprietário que o equipamento está na Expoflora.Este ano a festa recebeu cerca de 320 mil visitantes.


Festas municipais

Nas festas promovidas pela Prefeitura, o procedimento é diferente: tudo que é localizado é anunciado durante o evento para a pessoa já fazer a retirada (lembrando que esses eventos reúnem público menor se comparado à Expoflora). Caso algum item permaneça sem dono, é enviado para o Departamento de Cultura para posterior resgate.

107 visualizações0 comentário
bottom of page