top of page

PIX nova ferramenta para pagamentos instantâneos

Entenda as vantagens dessa transação bancária entre contas



Nos últimos dias, inúmeras notícias circulam sobre a chegada do PIX, um novo meio de pagamentos instantâneos (PI) e transações entre contas, que será uma alternativa com menor para os usuários.


Nos casos do DOC (Documento de Ordem de Crédito) e da TED (Transferência Eletrônica Disponível), além do custo alto ainda tem o prazo de efetivação da transação, mas mesmo assim são utilizados por questões de segurança e de tempo, uma vez que evitam enfrentar as filas nos bancos.


O PIX permitirá transações 24 horas por dia, 7 dias na semana diferente dos meios atualmente existentes, que possuem limitações de horário e dias em sua operação. Além disso, a transação ocorrerá em poucos segundos, uma evidente vantagem sobre os meios de pagamento atualmente existentes.


Dentre os objetivos do PIX destaca-se a intenção de propiciar melhor competitividade entre instituições financeiras, maior agilidade nas operações e com menores tarifas.


Para usar o PIX será necessário que, tanto quem envia o dinheiro quanto quem receberá tenham uma conta em banco. Não precisa ser conta corrente. Na definição do Banco Central, as chaves PIX são ‘apelidos’ utilizados para identificar a sua conta. Poderão ser adicionados quatro tipos de chave PIX a uma conta: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chamada chave aleatória.


De acordo com o gerente de contas do Banco Bradesco em Holambra, Caio Machado Francatto, o PIX serve tanto para contas físicas quanto jurídicas. “É um facilitador para transações que vai ser muito bom para pagar e receber”, afirma.


Se todos aprenderem a mexer nesse sistema também é provável que as filas nos bancos diminuam. Para os idosos, que podem estar assustados com tantas mudanças, o especialista garante que não é necessário se preocupar. “É fácil de aprender até para uma criança”, ressalta. O Banco Central prevê que inicialmente, as transações ocorram mais pelos aplicativos dos bancos no celular. Porém, futuramente, o novo sistema também estará disponível nos caixas eletrônicos.


O início das operações estão previstas para 16 de novembro, porém os bancos já começaram a fazer o cadastramento de usuários que se utilizarão do PIX. Correntistas de Holambra que queiram fazer seu cadastro ou tirar dúvidas, deverão entrar em contato com as suas agências.

Noemi Almeida.

15 visualizações0 comentário
bottom of page